segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mudança Interior


Depois de tanto falar em mudanças achei importante chamar atenção para outros tipos de mudanças. O sucesso é consequencia de mudanças que podemos incorporar em nossa vidas.
Vale a pena ler!

"LIDERANÇA SERVIDORA"

Para ser um líder comprometido com as pessoas, segundo Robert K. Greenleaf, é necessário passar por uma mudança interior, cujo resultado vai ser a incorporação de pelo menos cinco atitudes em sua vida:

1 OUVIR SEM JULGAR - Antes de dar conselhos ou fazer pré-julgamentos, é preciso ouvir com atenção as preocupações e necessidades das pessoas com quem trabalha. Unir-se a elas na busca de soluções, portanto, é fundamental.

2 SER AUTENTICO - Deve-se admitir abertamente seus pontos fracos e suas limitações. Quando o líder tem essa postura a respeito de sua própria vulnerabilidade, as pessoas aprendem a confiar nele e a respeitá-lo como uma pessoa verdadeira e coerente.

3 TER SENSO DE COMUNIDADE - Hoje, faz bem criar na equipe um clima de companheirismo e amizade, como se todos pertencessem a uma família em que se partilham as emoções, tristezas e alegrias, preocupações e vitórias, intercalando as exigências do trabalho com momentos de comemoração e lazer. A época do gelo profissional, em que as pessoas eram tratadas à distância, já passou.

4 PARTILHAR PODER - Mais do que delegar funções, o líder deve dividir com a equipe o poder de ter iniciativa e tomar decisões, mesmo com o risco de vê-la cometer alguns equívocos.

5 VALORIZAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS - Cada integrante da equipe tem um valor próprio, uma experiência própria e um potencial próprio a ser desenvolvido, tanto no sentido pessoal quanto profissional. O investimento nesse potencial humano é um compromisso do líder. Quando as pessoas crescem, a empresa cresce junto com elas.

Robert K. Greenleaf, ensaio publicado em 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!