sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cadê a vista que tinha na minha janela?


Há uns meses atrás estava morando num sobrado, no bairro Gramberi em Juiz de Fora, e uma das coisas que mais me atraiu ao alugá-lo foi a sua bela vista. É isto mesmo, não imaginam como é importante poder olhar pela janela e olhar o horizonte, ou pelo menos parte dele já que numa cidade com tantos edifícios isto é cada vez mais raro.
Acontece que após alguns meses começaram a construir um prédio próximo a minha casa, se fosse ao lado creio que não me incomodaria tanto, mas era praticamente na minha frente, pois a rua faz um T, e exatamente na junção deste que eu vi se erguendo aos poucos um prédio de porte médio. De início achei que seriam poucos andares, três ou quatro somente e aos poucos foi aumentando. Comecei a temer quando começou a se aproximar da altura em que eu via o morro do Cristo, que é como um cartão postal de Juiz de Fora. Para minha tristeza ele passou da altura do morro aproximadamente na altura de um andar.



Vocês podem estar rindo de mim a estas alturas, mas, talvez no futuro entendam a minha torcida pela não verticalização da cidade e a crítica pela destruição da vista que tinha da minha varanda.

Durante anos morando de aluguel aqui e ali, muitas vezes fiquei sem opção e acabei alugando um apartamento de fundos ou que dava a janela para a lateral e, tinha exatamente um prédio ao lado que não me deixava ver o céu, a não ser que abrisse a janela e olhasse para o alto. Nestes momentos torcia para ver a lua ou as estrelas maiores numa clara noite da cidade, pois, as estrelas pequenas somem com tanta luz. Não imaginam como era angustiante esperar a noite de lua cheia para poder sentir o leve clarão de luar entrando à noite em minha janela.

Em cada mudança que fizemos tentávamos melhorar alguma coisa e no ranking das qualidades da nossa “nova” casa sempre estava os itens: vista da janela, pedaço maior do céu, claridade para poder desenhar sem ter que acender a luz artificial e nas últimas duas mudanças um espaço para o cachorro. Também é importante o tamanho da sala porque a nossa sempre está repleta de quadros, livros e a inseparável mesa do computador.

Mas, voltando a minha questão principal gostaria de saber por que permitiram no código de posturas de várias cidades tantas construções imensas que só enchem o bolso das construtoras mas que empobrece a nossa qualidade de vida.
Já se perguntaram, onde moram os donos destas grandes construtoras? No mínimo, num grande condomínio fechado a léguas de distância da cidade com muita natureza e uma linda vista do céu estrelado nas noites comuns e também nas noites de lua cheia. E se não moram nestes paraísos idílicos pode ser até numa cobertura na grande cidade, naqueles prédios que tem uma moradia por andar e, é claro que a moradia dos construtores só pode ser a cobertura, talvez do tipo de um Loft, com muitas plantas, jardins tipo orientais ou jardins suspensos, piscina e o diabo a quatro em cima e para coroar a “melhor” vista da cidade já oferecida, para uso gratuito de um orgulhoso destruidor de horizontes.
Dizem que é o progresso. Mas espera aí! Num país continental como o nosso, em que um estado equivale a quase três países da Europa, acho que daria para estes governantes limitarem um pouco estas construções imensas para pensar num futuro mais amplo, horizontal e com uma qualidade de vida infinitamente superior a que estamos antevendo através dos inúmeros canteiros de obras que surgem diariamente nas nossas ruas.

Meu sonho para a concretização de um futuro com horizonte mais amplo em nossas cidades é que os vereadores e prefeitos da região tenham pena da pobre visão que está á espera das gerações futuras e resolvam limitar as construções, digo na altura, o que permitiria apartamentos menos insalubres, úmidos e sem luz como os que estão proliferando por aí.
Que possam buscar também incentivar a melhoria dos transportes e a construção de vilas e bairros mais humanizados que valorizem a luz do sol assim como a luz da lua. Que não nos transformem em prisioneiros de condomínios verticais, cheios de câmara de segurança e grades. Sem privacidade até para “namorar” com tranquilidade e sem aquele pedaço de céu que tanto faz falta para os nossos momentos de sonhar ou mesmo para a renovação de nossas energias para a luta diária.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças VII - Chegando na casa nova...


. Direcione o que vai ser descarregado e indique o espaço adequado para cada peça, para que os ajudantes do caminhão de mudança coloquem tudo nos seus lugares.
É importante colocar os móveis mais pesados no seu lugar definitivo para facilitar a montagem posterior das suas coisas.

. Mudança colocada, o primeiro passo é começar a montar as camas e armários.

. Organize a cozinha, comece montando o fogão, a geladeira você terá que esperar em torno de uma hora para religar porque ao transportá-la o gás e o óleo que alimenta o motor se deslocam e, dizem que ela deve ficar parada até estabilizar.

. Para quem tem crianças é importante ajeitar os sofás e a televisão para que a turma se distraia enquanto as coisas vão sendo posicionadas. Para quem não tem babá, vale nesta hora pedir a vovó ou a algum parente próximo para que fiquem com as crianças.

. O maior desafio é montar os guarda-roupas e isto é sempre prioridade pois se você organizou bem as embalagens será fácil após a montagem desocupar o espaço a sua volta. Se for pagar alguém para fazer este serviço prepare-se, pois não fica barato, não. Em média você vai pagar uns R$ 30,00 por peça (em minha região - MG).

. Hora de montar o chuveiro, máquina de lavar e aparelhos eletrônicos.

. Após um dia de muito alvoroço, o melhor mesmo é depois que a turma tomar um bom banho, se alimentar e ir dormir, como anjinhos...


... No dia seguinte:

. Efetuar o pagamento do consumo final da luz e verificar o desligamento do relógio da residência antiga.

. Conferir com a operadora de telefonia a mudança de endereço e o agendamento para a instalação nova.

. Mudar endereços nos bancos.

. Alterar endereço no empregador.

Enfim vida nova, curta o novo espaço e Seja Feliz!

Após estas dicas de Mudanças de Casa, vamos falar sobre outras mudanças, AGUARDEM!!!

domingo, 23 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças VI - O que fazer no dia da mudança


Algumas sugestões:

. Prepare um lanche prático para a sua família e programe-se para comprar algumas quentinhas ao chegar ao seu destino enquanto não tem como fazer uma refeição em casa.

. Separe água filtrada e gelada para vocês e para quem vai ajudar na mudança, pois são horas de esforço que sem água fresca é uma tortura de aguentar.

. Malas para Mudança – Aproveite suas malas de viagem (ou mochilas) para colocar roupas de dormir, um jeans e camisetas, meias, roupas íntimas e, material de higiene individual. Faça de conta que vão fazer uma pequena viagem. Cada membro da família pode fazer sua mala e isto ajudará a achar suas coisas rapidamente no meio da mudança. Deixe estas malas separadas e no dia da mudança coloque-as por último no caminhão. Chegando a casa nova, cada qual organiza suas coisas no cômodo que lhe foi destinado.

. Uma bolsa de mão grande é estratégica, na hora de guardar chaves de armários, parafusos de alguns móveis, controles remotos dos aparelhos eletrônicos da casa, e ainda papel e caneta para anotações. Pode colocar ainda, fósforos, cartão de telefone e os celulares da casa para emergências.

. Não se esqueça de anotar os números do medidor do relógio e do hidrômetro da casa para que possa fazer o calculo do consumo final. Não esquecer de desligar o relógio de luz e fechar o hidrômetro.

Reservar espaço para o caminhão de mudança estacionar no novo endereço.
. Se o local para onde vai a mudança for de grande movimento, será necessário alguém ir na frente e procurar isolar uma parte da via para o estacionamento do caminhão. Se a distância a ser percorrida até o imóvel for muito grande vai dificultar e encarecer a mudança.

Bom, você pode calcular cerca de duas horas para carregar e mais duas para descarregar além do tempo gasto no percurso. A média das minhas mudanças fica em torno de cinco horas. Se você for contratar a Mudança por hora, o mínimo que eles fazem é cinco horas, o que exceder você pagará a fração do tempo utilizado.

E agora boa Mudança!
Em breve as dicas de reorganização da nova casa!

material para embalar

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças V - Como embalar e organizar sua mudança

Algumas pessoas contratam firmas que embalam tudo, mas depois acabam se arrependendo, pois levam meses para encontrar tudo o que precisam no uso diário.
Ontem assistindo um programa na TV ouvi uma pessoa falar que na mudança a gente perde tudo. Depende, eu nunca perdi NADA. Nunca quebrou nem mesmo um enfeite nas minhas mudanças. Se você se organizar, não perderá nada.

Você vai precisar de:
. Um rolo de cordinha de plástico (usada para embalar),
. um rolo de barbante,
. fitas crepe e durex, mais largas para vedação, .
. Tesoura e estilete (Reserve um espaço da casa para guardar estes materiais para que não se perca no meio das coisas já embaladas).
. Plástico bolha (embalagens de quadros, peças de vidro e móveis delicados).
. Sacos de lixo (os pretos – grossos são mais resistentes) de 100 e 200 litros.
. Sacolas plásticas grossas com alças (para miudezas e coisas leves), vários tamanhos.
. Caixas de papelão de vários tamanhos (normalmente você consegue no mercado perto da sua casa ou em lojas aonde você é cliente).

Comece com os pequenos objetos dos quartos, escritório e sala.
Vá identificando cada embalagem e a qual cômodo pertence, de quem é o material acondicionado e aonde estava guardado (ex.: quarto Iara, bijouterias – cômoda).

As caixas de papelão pequenas servem para ir guardando os bibelôs, acessórios, fotos, coisas delicadas e frágeis. Não se esqueça de identificar cada uma delas.

Os plásticos grande podem servir para guardar as roupas do armário (guarde por partes, ex.: roupa de cama, roupas de sair, roupas de malha, etc.), depois de acomodar as roupas bem dobradas, ponha a etiqueta e deixe tudo junto num canto do cômodo. Caso você vá mudar para longe e utilizar um caminhão baú, pode ir organizando estes sacos em caixas de papelão normalmente fornecido por algumas transportadoras, para evitar que se rasguem e na hora de distribuir na casa nova você ganhara muito tempo na arrumação.

Se você tem quadros de vidro (eu tenho vários), não se esqueça de embalá-los com plástico bolha e amarrar com a cordinha plástica. Você pode fazer uma alça para carregar, fica mais prático. Não se esqueça de escrever na embalagem que é vidro e deixe todo o material de vidro num único canto da sala, aonde seja mais protegido. Na hora da mudança quem for levar vai saber do que se trata e terá o cuidado adequado.

Uma boa dica para organizar os livros – sacos de ração(vendidos em firmas de produtos de agropecuária) feitos com um tipo de plástico trançado é super resistente e dá par ir empilhando os livros e é melhor do que colocar em caixas que as vezes não resiste ao peso. Se você muda muito pode guardá-los e reutilizar depois.

Depois passe para a organização dos utensílios do banheiro, área de serviço e cozinha.
Procure ir embalando primeiro as coisas que não são utilizadas diariamente. Deixe para os últimos três dias antes da mudança o seu material de trabalho ou estudos e as louças de uso diário na cozinha, assim como os mantimentos.

Nos dois a três dias antes da mudança e bom não se esquecer de desmontar cortinas, prateleiras e alguns móveis que são fixos na parede, máquina de lavar, deixando para o dia da mudança somente a desmontagem do chuveiro e o gás de cozinha.

Próxima dica - O que fazer no dia da mudança...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças IV – organizando e selecionando suas coisas

Acho que uma das melhores coisas de uma mudança é exatamente a renovação que a gente faz em nossas coisas.
A partir do momento que você decide fazer uma mudança, é importante começar a organizar armários e estantes. Separe coisas que não são mais necessárias para jogar fora.
É melhor concentrar-se primeiro nas roupas, materiais escolares, livros e revistas. Quando pensamos em embalar nossas coisas começamos a perceber como juntamos coisas que não são úteis. Quanta coisa guardamos achando que vamos utilizar um dia e nunca usamos.
Bem, está na hora de começar a se desapegar de velhos brinquedos, lembrancinhas de casamento ou de aniversário do Fulano ou do Sicrano, calçados que só usamos uma vez, roupas que estão há anos no guarda-roupa só ocupando espaço e etc.

Junte os objetos, livros e roupas que podem ser doados para instituições diversas e organize em sacolas. Algumas Instituições até buscam a doação em sua casa, é só telefonar e fornecer seu endereço.

Desfazer-se do que está velho, doar o que você não quer usar mais, é uma forma de renovar a energia da nossa casa.

Antes de embalar, desfazer-se das coisas velhas!
Se você puder limpar algumas peças que estavam há muito guardadas mas que não vai se desfazer é bom, assim, quando chegar na casa nova é só retirar das embalagens e já ir guardando no lugar certo .

Um conselho útil: Não deixe para a última hora este serviço, assim que definir que vai mudar, já pode ir se desfazendo de coisas e embalando outras que não são de uso diário. O ideal é você ir organizando a documentação da locação durante o dia e a noitinha reúna a família e cada qual pode ir organizando suas coisas para que a mudança possa ser feita rápidamente.

Quanto mais rápido mudarmos menos tempo perdido com confusões e bagunças.

Eu sempre trabalhei em casa e não podia deixar de receber clientes mesmo num processo de mudança, portanto, o máximo de organização sempre me ajudou para que não perdesse mais do que uns dois dias “Fora do ar” como digo, pois só paro na véspera e no dia da mudança. Meu material de trabalho é o último a ser embalado, mas, o primeiro a ser enviado para a casa nova. Sempre levo antes os computadores, televisores, materiais eletrônicos e principalmente meu cantinho de trabalho com arquivos e agendas que estão sendo utilizados, isto garante uma rápida montagem na minha estrutura de trabalho e o mínimo de perda em relação a prestação de serviços que executo.

E o próximo passo é saber como embalar e organizar sua mudança...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças III - contrato de locação

Escolhida a casa ou apartamento vamos agora conferir os documentos e providenciar a documentação para a locação.

Com a chave da nova casa na mão a ordem e agir rapidamente para não ter que acumular despesas pagando dois aluguéis. Algumas imobiliárias começam a contar o aluguel assim que lhe entrega as chaves. Negocie o início do pagamento para o dia do fechamento do contrato.
Aproveite para entrar em contato com algumas firmas especializadas em Mudança para agendar a sua mudança assim que estiver com a documentação pronta.

. Não se esqueça de conferir o preço do IPTU (pago em dez parcelas), taxas (condomínio, taxa de incêndio e etc.) e situação da água e luz da casa (se a energia já está ligada ou não).

Documentação para contrato de locação:
. Você vai precisar de fiadores e normalmente as imobiliárias exigem dois fiadores com imóveis e renda mensal comprovada, ou terá que fazer um depósito (caução) no valor do Aluguel podendo chegar ao valor de um ano de pagamento. Alugando direto com proprietário pode-se negociar a apresentação de um fiador com imóvel somente.
. Xerox de documentos: RG, CPF, Comprovante de renda, Comprovante de residência (conta de luz ou telefone), do locatário e seu cônjuge e dos fiadores.
. Registro de imóveis do fiador atualizado. O cartório de registro de imóveis emite uma certidão que comprova a posse do imóvel pelo fiador. Isto leva uns dois dias para ser emitido, portanto faça o contato com seu fiador o mais rápido possível para não atrasar sua mudança.
. Verificar se existem taxas de confecção de contrato.
. Algumas imobiliárias exigem que você pegue uma certidão na associação de imobiliárias comprovando que você não tem nenhuma pendência em imóveis anteriores.
. Após a assinatura do contrato terá que reconhecer firma e autenticar as assinaturas em cartório.

E ai, prepare-se para a mudança e boa sorte!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças II – Como escolher o imóvel

Só duas horas dá para você decidir sobre o aluguel de um imóvel?
- Se você for esperto(a), dá sim.

Organize-se:
. Leve uma câmara digital de preferência (é mais prático e não precisa revelar)
. Papel e caneta para fazer um esquema rápido da disposição dos cômodos e também vá marcando as posições das tomadas e registros.

Ao chegar ao imóvel repare em alguns detalhes:

. Veja se o hidrômetro é separado, Edifícios com água dividida é mais complicado pois se sua família é pequena você fatalmente vai pagar água para os outros.

. Observe o relógio de luz, veja qual é a capacidade do disjuntor, se tem instalação separada para chuveiro será ótimo. Se a instalação elétrica for bem feita terá uma caixa de distribuição interna com vários disjuntores separando a cozinha e área de serviço, dos quartos e do chuveiro. Isto é importante para quem tem computador, pois em residências com instalações antigas ao ligarmos o chuveiro, a energia cai, o que pode prejudicar o seu equipamento. Quando o chuveiro desarma o relógio, você corre risco de perder seus dados.

. Observe a situação das torneiras, cano de gás ou local onde será colocado o botijão de gás, descargas dos banheiros (veja se não há vazamentos). Situação e posição da caixa d’água (se tem facilidade de acesso).

. Veja também o fechamento de janelas e portas, basculantes, pisos e o escoamento de banheiros e cozinhas assim como o posicionamento dos ralos.

. Se for um prédio, observe na direção de pias e vasos sanitários se não há vazamento no teto ou no chão. Observe o rejunte do piso e a situação de tacos e rodapés. Se o teto tiver manchas ou parte da pintura estufada podem ser sinais de problemas. Em apartamentos novos também verificamos o tipo de rejunte que foi feito, verificamos se o escoamento de água está bom. Obras novas nem sempre nos dão a garantia de serem bem acabadas.

. Observe a situação da pintura, se há manchas ou sujeira nos vidros e guarnições. É bom conferir também a existência de portas e guarnições com cupim para que você possa se prevenir e evitar contaminação de seus móveis. Lembre-se que você terá que devolver o imóvel depois de um tempo e que deverá conferir o laudo da vistoria feito pela imobiliária.

. Observe se o último morador desligou a luz, se tem fiação de telefone, se tem cabeamento para internet a cabo ou tem que ser internet através da operadora de telefonia (velox).

. Por fim, pedir algumas informações para os futuros vizinhos pode ser útil. É bom saber sobre a segurança do local, o dia de coleta de lixo, ver os estabelecimentos comerciais básicos que existem próximos.

Após esta coleta de informações você deve rapidamente pensar se na casa caberá toda a sua mobília. Nesta hora o rascunho com a disposição dos cômodos servirá para que você planeje a ocupação de cada canto da casa. Melhor será você já estar com as medidas dos móveis principais, como: armários, guarda-roupas, estantes, mesas e etc. Poderá com uma pequena trena já ir verificando no local se caberá tudo direitinho.

E, Aí, se estiver tudo aprovado e decidido, vamos providenciar a documentação...
Será nosso próximo assunto!

domingo, 16 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças I - Que tipo de imóvel você quer?

. Faça uma lista com o número de quartos, tamanho da sala, banheiro.
Se deseja uma cozinha ou copa-cozinha? Dependência de empregada ou só área de serviço? Área ou quintal? Tem animal? Aonde ele vai ficar? Tem carro? E a garagem será para dois carros ou um só? Recebe visitas que exige garagem extra?

. Quer um apto ou casa? Com condomínio ou sem condomínio?

- O primeiro passo após a escolha do perfil é procurar o imóvel e a partir de uma lista de itens básicos, poderá procurar nos jornais e em sites e facilmente conseguirá descartar propostas que não atende ao que você deseja.

Detalhes importantes:
. Se quer gastar pouco evite prédios altos pois os edifícios até quatro andares normalmente não tem elevador.
. Reparem que apartamentos normalmente tem condomínio o que eleva as taxas de manutenção de sua casa, principalmente se tiver elevador.
. Um sobrado não tem condomínio e tem a vantagem de ter menos problemas de infiltração e umidade no frio.

E aí...
Encontrou uma casa ou apto que você gostou, então vá rápido para a imobiliária e se o anúncio saiu domingo chegue bem cedo porque na maioria das imobiliárias você precisará deixar de um a dois documentos (RG e CPF) e se comprometer a devolver a chave após duas horas e normalmente quem chega primeiro acaba ficando com o imóvel.
Procure no Google Earth a localização da casa que vc deseja. Isto é muito útil, porque poderá utilizar uma ferramenta do programa que serve para calcular distâncias e permite que você saiba quanto terá que percorrer diariamente para ir ao trabalho ou para os filhos irem a escola e além do mais te informa a altitude o que é muito importante para saber se tem muita subida nas ruas de acesso à nova casa.
...Na próxima postagem você vai saber o que fazer para decidir qual imóvel alugar.

sábado, 15 de agosto de 2009

Ao programar sua mudança

Primeiro, responda, vou mudar pra que?
Quero uma casa maior – ou melhor – ou quero um lugar mais barato, mais perto, mais confortável?
A primeira coisa a ser feita é saber o que quer.

Acompanhando minhas anotações vi que passei a guardar diversos dados sobre as últimas mudanças. Acumulei muitas experiências e creio que vale a pena passar para a frente.

Eu sempre me mudei para tentar melhorar ou até para economizar.
Minhas andanças,foram tentativas de viver melhor e dar a minhas filhas melhores opções e conseguir mais espaço para trabalhar também em casa que foi o que sempre fiz.
Sempre falei que pareço uma cigana, mas ninguém gostaria de mudar tanto, mas enfim todas estas mudanças de lugares e de vida tiveram um fim, foram uma busca e de certa forma em cada nova casa, em cada novo espaço, consegui conquistar algo.
Cada momento que ficou na memória sobre minhas últimas moradias guardo com carinho pois foram momentos de muita luta mas de muita esperança também.
Vou começar com um pequeno resumo das minhas mudanças (após meu casamento), ou seja minha lista de moradias nos últimos anos entre RJ e MG:
1ª – Apto. perto da linha de trem – Centro - TR (83)
2ª – Casa - sítio dos meus pais – TR
3ª – Apto. - R. Duque de Caxias - centro – TR
4ª – Sobrado – R. Washington Luis – Duas Pontes - Petrópolis(86)
5ª – Casa - Sítio dos meus pais – TR
6ª – Casa - Gulf – distrito de TR
7ª – Casa - Sítio dos meus pais – TR
8ª – Apto. - R. Prefeito Walter Franklin – TR(até 89)
9ª – Apto. R. Batista de Oliveira – JF(89 a 90)
10ª – Apto. R. São Sebastião - JF(90 a 94)
11ª – Casa - Sítio dos meus pais – TR (94)
12ª – Apto. - Edifício Mirella – TR (94)
13ª – Apto. – Armazém de café – TR (95)
14ª – Casa - Av. Dr. Vasconcelos – TR (96 a 98)
15ª – Casa - Av. Sete de Setembro – JF (98 a 2000)
16ª – Apto. - Rua Batista de Oliveira - JF (2000 a 2001)
17ª – Apto. – térreo - Rua Fernando Lobo – JF (2001 a 2004)
18ª – Sobrado - Rua Delfim Moreira – Gramberi – JF (2004 a 2008)
19ª – Sobrado - Rua Santos Dumont – Gramberi – JF (2008 a 2009)
20ª – Sobrado - Rua Olegário Maciel – Paineiras – JF (2009...

Mudanças sem metáforas

Após minha vigésima mudança escrevi este pequeno texto aos meus amigos e clientes para comunicar meu novo endereço.

Mudanças ... acho que já tenho mestrado nesta área.
Mudança de vida, mudança de estado civil,
mudança de penteado,
mudança de rua, mudança de casa, mudança de estado.
Tantas mudanças que já me perdi.
Só de casa devo ir para a vigésima...
mas de vida não quero fazer conta.
Não importa quantas mudanças,
importa mais é rejuvenescer com elas...

Abração a todos
Rose Valverde

Minha irmã Vânia enviou este email em resposta:
Acho que você deveria escrever um livro de mudanças em metáforas...ou talvez um manual...Outro dia, li na revista Veja que as pessoas mudam muito nos Estados Unidos, lá é quase que cultural...dá uma sensação de vida nova!...Tirando o desconforto de ter que empacotar tudo...colocar em outro lugar, um lugar diferente, deve encher nossa mente de sensações turbilhantes, abrindo um leque de esperança, causando assim uma certa magia positiva que inebria positivamente o nosso ser.
Felicidades na casa nova!!

E aí, aproveitando a sugestão da maninha vou começar o minhas Dicas de Mudanças.
Não sei ainda se serão mudanças físicas ou metafóricas. No decorrer do tempo vamos ver o que vai surgir.