sábado, 22 de maio de 2010

MUITO OBRIGADA


Alunos indo ao Teatro, assistindo apresentações dos colegas e vendo uma exposição no CCBM

Hoje ainda cedo, liguei a televisão, e por acaso estava passando um programa de auditório e um senhor oriental estava falando. Ele explicava sobre os fundamentos filosoficos da seicho-no-ie, sobre a prosperidade e o progresso e contou uma historinha de um rapaz africano que queria muito progredir na vida até que um dia falaram que um sábio muito conhecido chegaria a cidade. Ele o procurou e ao perguntar o que fazer para progredir o sábio respondeu: Se você quiser prosperar faça alguem te dizer “Muito Obrigado”. O rapaz saiu dali sem saber o que fazer para que falassem, muito obrigado, para ele. Ao passar perto de um hotel que ele conhecia viu que os hospedes estavam com muito calor e então ele pegou um pouco do seu dinheiro e comprou um refrigerante gelado e levou até eles, todos lhe disseram muito obrigado. Mas, um senhor perguntou para ele o porque daquilo e ele explicou que uma sábio o havia aconselhado a fazer alguem lhe dizer muito obrigado se quisesse prosperar. O senhor então lhe disse que ele tinha futuro e que estava alí para montar um a firma e que precisava de alguém na cidade que conhecesse o local e pudesse ajudá-lo e pediu para que o procurasse no dia seguinte, pois ele providenciaria roupas adequadas para sua nova função e que ele era pessoa que procurava.

Ouvindo isto comecei a pensar que se o nosso Prefeito soubesse desta historia não teria tomado decisões que deixaram o povo tão insatisfeito e revoltado com ele. Se ele soubesse o valor de um “muito obrigado” ia preferir ter servidores e professores satisfeitos do que milhares de pessoas reclamando de sua administração. Iria fazer o possível para não aumentar de forma exorbitante o IPTU como fez, iria priorizar o lado humano, as famílias, os seus funcionários, os educadores que buscam ensinar apesar de sofrerem com a desvalorização de sua profissão e a violência crescente no meio escolar. Iria ajudar aos jovens e adultos a terem acesso ao transporte escolar gratuito para poderem usufruir do aprendizado, já que o maior motivo da evasão escolar está na dificuldade dos nossos alunos para pagar a passagem de onibus. Iria investir mais na Educação e na saúde da cidade que está na falência.

E eu não teria que ouvir um comentário infeliz, como ontem (21 de maio de 2010) quando uma moça conversava com um senhor, que parecia porteiro de um prédio, e dizia: “Eu sou mil vezes mais o B. do que este prefeito que está ai...”

Meu Deus do céu! Este Prefeito está conseguindo fazer algo inimaginável. Os cidadãos estão preferindo uma pessoa que apareceu em cadeia nacional mostrando o dinheiro que ganhava com o aumento das tarifas pagas pela população. Que foi pego com sacolas cheia de milhões em dinheiro e bens tirados do povo, do que o atual prefeito que diga-se de passagem não foi eleito pela maioria (vide os votos brancos e nulos da cidade).

O que podemos esperar se o “nosso” Prefeito não tenta tomar atitudes que lhe favoreçam ouvir um “muito obrigado” de uma população que está tão desesperada ao ponto de achar melhor para adiministrar a cidade alguém acusado pelo MP.

Eu como professora “apaixonada” que sou me vejo aderindo a uma paralisação por achar que está é a única solução para este representante do povo perceber que alguma coisa tem que mudar em suas ações. Mas digo, também que como alguém comprometida com a profissão ainda prefiro ouvir “muito obrigada” de alguns alunos do que desistir do magistério como fiz há alguns anos atrás por achar que professor ganhava muito pouco. Sei que não vou me arrepender desta decisão pois um sorriso de agradecimento ou um, muito obrigada, valem muito nesta vida. Ou pelo menos me fazem dormir a noite com a consciência tranquila e em paz...

Continuo na minha luta: Educação para todos (as)! Por melhores salários para os professores (as)!

E por políticas publicas que permitam ao povo o acesso a cultura, ao lazer e um futuro com mais dignidade.

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...

A gente não quer Só dinheiro

A gente quer dinheiro

E felicidade

A gente não quer

Só dinheiro

A gente quer inteiro

E não pela metade...

Comida – Titãs - Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!