quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Perspectivas para a área de Artes Visuais em 2012

O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - quadro da HQ "A história de Bernardo Mascarenhas" - ilustração de Leonardo Paiva/ colorização - Rose Valverde - Projeto aprovado pela Lei Murilo Mendes de incentivo à cultura.

Participei do encontro do projeto "Dois pra lá, Dois pra cá", sobre artes visuais, realizado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) no último dia 12. O encontro foi organizado pelo jornal Tribuna de Minas e durante o debate fizeram uma referência aos coletivos existentes na cidade e a Confraria de Arte foi um dos coletivos citados.

Acho importante a referência aos coletivos e, como membro da Confraria de Arte, sei que temos realizado um papel importante na tentativa de unir potenciais, organizar encontros e exposições em conjunto assim como também questionar e pensar novos rumos para a arte que estamos realizando e os objetivos das novas propostas que pretendemos organizar.

Um novo ano começa e pretendemos ampliar o número de participantes da Confraria de Arte assim como encaminhar projetos de exposições e promover encontros e debates nos quais poderemos falar mais sobre a arte em geral, sobre nossas produções e conhecer também outras produções de artistas e coletivos que tem se destacado na mídia.

O mais importante é a união de forças e a busca pela profissionalização do mercado de arte em Juiz de Fora. A única maneira de conseguirmos aumentar nossas participações seria criarmos exposições e eventos artísticos que possam mobilizar um número maior de participantes, visando também alcançar o público através de ações conjuntas de arte educadores e produtores de arte da cidade.

Nossa intenção é estimular à participação em projetos voltados à área de artes visuais através de linguagens como o desenho em quadrinhos, desenho, pintura, escultura, fotografia, moda e etc.

Como representante do Conselho Municipal de Cultura na área de artes plásticas, posso assegurar que o novo Plano Municipal de Cultura (PMC) tem como objetivo assegurar o investimento na capacitação, formação e difusão das artes. Assim que publicarmos o texto final do PMC poderemos iniciar um plano de metas para o setor e promover encontros que definirão as prioridades em cada área de atuação artística.

Mas não basta somente a criação de um documento para conseguirmos melhorar a nossa atuação no município: precisamos de união e mobilização.
Precisamos de mais informação sobre os meios disponíveis para efetuarmos uma mudança na perspectiva de absorção do mercado de arte em relação aos trabalhos de artistas da cidade. Ampliar nosso campo de ação, divulgar e levar o nosso trabalho para outros mercados consumidores de arte.
Possibilitar que a comunidade conheça, respeite e diferencie as diversas produções artísticas existentes na cidade.
Enfim, a união de artistas, instituições culturais da cidade e arte educadores poderá gerar uma nova perspectiva para a área nos próximos anos.

Com a criação do Plano Municipal de Cultura temos um incentivo para a capacitação, diversificação, planejamento e execução de projetos artísticos visando o crescimento individual do artista e a valorização da cultura em Juiz de Fora.

Espero que 2012 represente o início de novas conquistas e grandes realizações para todos (as).


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Encerramento dos cursos de formação artística e cultural e Costura Industrial /Desenho de moda 22 dez 2011

Apresentação dos alunos do curso de Inglês com o Prof Miguel, curso de Espanhol com a professora Adenizia, Apresentação de dança com alunos da Professora Fernanda, apresentação dos alunos de Inglês da professora Carina.
Clique no album para abrir o PICASA com imagens maiores.



Apresentação do espetáculo "Pão e Circo" com alunos da prof.a Fernanda.



Encerrando as festividades o desfile do curso de Costura Industrial (prof.a Eunice Braz) e Desenho de Moda (prof.a Rose Valverde).


Exposição dos trabalhos das turmas de desenho em quadrinhos e desenho artístico - mais detalhes no meu site www.rosevalverde.art.br/ arte-educação.

Trabalhos da turma de desenho artístico em lápis e lápis de cor aquarelável

Trabalhos de desenho em quadrinhos

A aluna Maria Lucia com Rose Valverde 

Já se tornou parte do nosso calendário o encerramento dos cursos com a apresentação artística e cultural realizada pelos alunos e professores do CEM. Familiares e amigos prestigiaram o evento e puderam comprovar a dedicação e o ótimo desempenho dos alunos.

Vale lembrar um trecho da música dos titãs que foi citada na apresentação de Pão e Circo:
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...



Boas Festas!


Até o próximo ano!