domingo, 25 de novembro de 2012

Ana Mae Barbosa no XXII CONFAEB – 2012


Em 2009, quando estive no XIX CONFAEB em BH assisti a uma palestra da Ana Mae, e na época postei alguns comentários no meu blog, e, agora em 2012 em São Paulo ela fez uma explanação sobre a Arte educação no Brasil. Não poderia deixar de ressaltar alguns dos seus comentários. 
Vamos lá...

ao centro Ana Mae Barbosa

Ana Mae fazendo uma reflexão sobre os últimos congressos disse que nos anos 80 havia pouca reflexão e uma espécie de anemia teórica. Salientou que nos últimos anos as apresentações de trabalhos estão mais embasadas e tem observado mais relatos de sala de aula com informações teóricas. E diz: use teorias contraditórias, mas, que em algum ponto se comuniquem.

Guias curriculares = verificação do ensino.
Professor consciente que o que está mandando é a ambição de conquistar uma avaliação maior do ensino do Brasil.

... O professor perdeu a prepotência. Se dá ao luxo de duvidar e questionar.
... Diversidade – Não é mais possível vermos grupos se fechando em guetos e eu vi a abertura desses guetos.
... Cada professor deve organizar sua metodologia em sua experiência.

Destacou:
- Preocupação com o social;
- Retorno ao desenho. Citou eventos de uma ONG que promove um curso “do lápis ao Mouse”;
- Computadores na sala de aula. O uso da informática na educação;
- Artista dialogando com propostas educacionais;
- Múltiplas participações – do museu ao chão da escola -  centro cultural.
E finalizando:  “ Tá na hora dos Museus se desdobrarem em Centros Culturais”.  ... “A Universidade já se abriu, falta os museus se abrirem.”

***
E falando em desenho acho importante que vários pesquisadores estejam desenvolvendo questionamentos sobre o ensino de desenho.
De minha parte além dessa defesa do ensino de desenho procuro documentar o meu trabalho através de uma página no meu site: vejam no link arte-educação -  http://www.rosevalverde.art.br.







Passo a passo - confecção de um retrato à lápis de cor aquarelável

Há meses estava devendo a Valleria, membro do Atelier Ponto com Arte e amiga, um desenho seu. A foto era pequena, estava um pouco fora de foco e retratava ela jovem, fiz uma interferência, o vaso de flores está decorado conforme uma de suas pinturas em cerâmica.


O lápis de cor aquarelável é uma delícia para desenhar e no caso de uma foto mais realista é bom ir aos poucos construindo a imagem. Como digo para meus alunos desenhar um retrato é um desafio, mas vale a pena.






Desenhar é muito bom!




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

30ª Bienal de São Paulo - A iminência das poéticas

30ª Bienal de São Paulo

Após a participação no Congresso da CONFAEB fizemos uma visita a Bienal e além do material didático fornecido para os arte educadores presentes tirei várias fotos.
Vamos ao registro:




Visita a exposição de Adriana Varejão

Antes de fazermos uma visita a Bienal pude ver a exposição de Adriana Varejão e apreciar várias obras que estão expostas pela primeira vez pois são obras de acervo de alguns colecionadores.
Gostei da exposição.
Vale a pena visitar!

As fotos foram tiradas rápidamente mas dá para dar uma apreciada.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito 29 out à 02 de nov 2012 - III


01/11 - UNESP

1ª Sessão de Comunicações (09h00 às 10h30)

Mesa: 07 Eixo: Experiências: formação inicial e continuada
Coordenadora: Sônia Regina Fernandes


279- CONSCIENTIZAÇÃO DAS EXPERIENCIAS PESSOAIS COM A ARTE PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURSOS DE LICENCIATRA: JUSTIFICATIVA NO TCC. Sonia Regina Fernandes

280- NARRATIVAS E VISUALIDADES: UMA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS. Fulvio Torres Flores

477- MEMÓRIA E NARRATIVA: INQUIETAÇÕES E POSSIBILIDADES SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM ARTES VISUAIS. Angélica D'Avila Tasquetto


2ª Sessão de Comunicações (11h00 às 12h30)
Mesa: 14 Eixo: Experiências: ensinar e aprender arte
Coordenadora: Lúcia Pimentel

168- A TECNOLOGIA COMO FACILITADORA NO ENSINO DE ARTE: O EXEMPLO DO BLOG ARTE NA ALDEIA. Rodrigo Gomes da Silva

169- APROPRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE IMAGENS: O ENSINO DE ARTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS. Maria Rosalina Souza Pereira Miguel

489- AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EXTRACURRICULAR. Simone Cristina Rodrigues

170- EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E POLÍTICAS DE IDENTIDADE: COMPREENDER AS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES MEDIÁTICOS. Carla Luzia de Abreu

30- FAZENDO FILME NA ILHA: CINEMA E ARTE COMO LINHA DE FUGA. Nélia Lúcia Fonseca


3ª Sessão de Comunicações (14h00 às 15h30)
Mesa: 18 Eixo: Mediações culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Coordenadora: Eliane Bruno





O PROFESSOR DE ARTE COMO MEDIADOR CULTURAL. Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão

O DESAFIO DE SER MENINO DIANTE DA SUSPENSÃO E DA ADVERTÊNCIA ESCOLAR. Luciana Borre Nunes

INTERAÇÃO ENTRE CULTURAS E O ENSINO DE ARTES VISUAIS. Carla Cunha Rodrigues

PERCURSOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UMA PESQUISA COM/NO/DO COTIDIANO ESCOLAR. Virgínia Perini Peralta Cunha

UNIVERSIDADE E SOCIOEDUCAÇÃO. Ricardo Grassi Martins

Mesa Tendências 2 (15h30 as 16h30)

. Reunião das Associações - 16h às 18h

Representantes da Anarte, Amarte e outras.


02/11

Mesa Tendências em Trânsito e 

Assembleia da FAEB


Rejane Coutinho e Ana Mae Barbosa


Nova diretoria da FAEB eleita no Congresso por aclamação

Eu e Valeria Bittar  ao término da assembleia da FAEB

Vejam as fotos que tirei:

Na próxima postagem - Visita à 30ª  Bienal
Acolhimento Programa Educativo da 30ª. Bienal de São Paulo



XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito 29 out à 02 de nov 2012 - II


Segundo dia do Congresso fui ao Centro Cultural São Paulo aonde participei de uma atividade sobre Mediação Cultural.

31/10
MEDIAÇÂO: CULTURA E EDUCAÇÃO
Centro Cultural São Paulo / CCSP

Número de vagas: 150 (Inscrições no local)
Coordenação dos trabalhos: Giuliano Tierno de Siqueira



No período da manhã houve a experimentação da mediação cultural em diversos espaços do CCSP, com os experimentos: Recolhedor de Bocados de Verônica Gentilin e Lucas Beda; Jogo da Cidade com Cibele Lucena e Rafael Leona; Linhas de Encontro com Kelly Sabino; Arquivo Vivo com Caio Paduan e Fernanda Carnevalli; Espaço mediado da percepçãoo ao pertencimento com a Equipe de Mediadores do DACE.
Coordenação: Flávia Giacomini
Educadores: Daniel Lie, Juliana Oliveira; Anita Cavaleiro; Ivie Macedo; Rodolfo Colombo; Ana Carolina Roman e Jéssica Duran

Projeto Lado B - em obras




No período da tarde os participantes foram convidados a debater em pequenos grupos, questões em torno da mediação cultural: políticas públicas para a mediação cultural; o saber específico do mediador cultural; e, mediação cultural como campo expandido (educação formal e não-formal). 
Debatedores: Rita Demarchi, Anita Cavaleiro, Alexandra Ribas Itacarambi, Lúcia Padilha, Francione Oliveira Carvalho





Ao final se produziu um documento para ser encaminhado para a Assembleia Final deste XXII CONFAEB com vistas a divulgação e encaminhamentos posteriores.




Giuliano Tierno de Siqueira

mais informações sobre o Centro Cultural São Paulo: www.centrocultural.sp.gov.br


XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito 29 out à 02 de nov 2012 - I

XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito 
29 de outubro à 02 de novembro de 2012 
Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista 


Não deu para assistir todas as mesas e apresentações mas como eu busquei alguns temas que me interessavam postei aqui a programação que assisti e como temos o arquivo em DVD dá para ir repassando aos poucos alguns materiais para os colegas da área.

Dia 30/10

1ª Sessão de Comunicações - (09h00 as 10h30)

Mesa: 13 Eixo: Experiências: formação inicial e continuada
Coordenadora: Mirian Celeste Martins

355 - ARTE CONTEMPORÂNEA, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Luciana Gruppelli Loponte

127 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES GENERALISTAS PARA O ENSINO DE ARTE: ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Jessica Villiana da Silva

475 - ARTE NA PEDAGOGIA. Mirian Celeste Martins

217- O ENSINO DA ARTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO: DESCORTINANDO A RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA. Fabiana Souto Lima Vidal

12 - EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS EM ARTE-EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE/FACEDI. Ana Cristina de Moraes 


show durante o coffe break

2ª Sessão de Comunicações - (11h00 as 12h30)

Mesa: 05 Eixo: Experiências: formação inicial e continuada
Coordenadora: Maristela Sanches Rodrigues

207- O ENSINO DA ARTE, A MATERIALIDADE E O PROCESSO CRIATIVO NA CONTEMPORANEIDADE. Pedro Luiz Padovini

234- O PENSAR/FAZER ARTÍSTICO DE ALUNOS E PROFESSORES: DIÁLOGOS E ENTRELAÇAMENTOS. Iêda Maria Loureiro de Carvalho - Juiz de Fora

150- CAMINHAR PARTILHADO: A CONTRIBUIÇÃO DAS INCERTEZAS NA INICIAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS. Diana Patrícia Medina Pereira

337- HISTÓRIA EM QUADRINHOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE ARTES VISUAIS. Fábio Tavares da Silva

Fábio Tavares da Silva

305- O ÚLTIMO CASARÃO REMANESCENTE DAS ÁGUAS NÃO TÃO AZUIS DE UM CERTO RIO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE ARTE-EDUCAÇÃO NO RS. Auta Inês M. Lucas d’Oliveira
Auta Inês Medeiros Lucas d’Oliveira 
Adorei a apresentação da Auta, super poética...

3ª Sessão de Comunicações


Horário: 14h - Mesa: 15 Eixo: Experiências: ensinar e aprender arte
Coordenadora: Maria Helena Wagner Rossi

 464- FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DO DESENHO NA ESCOLA. Maria Helena Wagner Rossi
Adorei conhecer a Maria Helena e saber que temos mais companhia no incentivo à prática do desenho.

383- DESENHAR SE APRENDE DESENHANDO. Silvana de Col Dalazoana

191- GRAFISMOS, PADRÕES GRÁFICOS E DESENHO. Léa Carneiro de Zumpano França

297- MEU CORPO DESENHA MINHA IMAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA. Vanusa Nogueira Neves

436- DESCONSTRUINDO NARRATIVAS: UM APRENDIZADO DO DESENHO A PARTIR DA ARTE CONTEMPORÂNEA. Matheus Stein Carrier

 Mesa Tendências 1 - 15h30 as 16h30

Conferência
O acontecimento da aprendizagem: políticas e verdades na Arte e na Arte/ Educação


Dennis Atkinson / Goldsmith, Universidade de Londres (17h00 as 18h30)