sábado, 26 de abril de 2014

Desenho, desenho e desenho...


Isso é um par de esquadros você conhece? Tenho utilizado com meus alunos de desenho com o intuito de ensiná-los a usar. Bons tempos aqueles em que fazíamos desenhos e sabíamos traçar uma reta perpendicular, paralelas e etc.
Hoje quase não se usa na escola e muitos nem sabe o que é linha horizontal ou vertical quanto mais como traçar duas retas perpendiculares.
SOCORRO! Na época em que estudei achava que podia ser melhor e hoje penso assim: poxa achava que não podia ser pior, mas tá ficando.
Eu faço minha parte. Adoro ensinar desenho, observar objetos, desenhar cubos, cones, cilindros e também fazer desenhos de observação ou por fotos. Por que não? Quem disse que para ser contemporâneo tem que deixar de lado conhecimentos básicos.
Desculpem, mas estou muito indignada com a falta de qualidade do ensino brasileiro. Como valorizar o artista, os artesãos, arquitetos, publicitários e profissionais da área artística se a formação básica necessária para desenvolver suas habilidades, perceber a percepção do espaço, desenvolver seu senso estético está sendo ignorada.
Alguém já viu construírem uma casa, fazer um móvel, costurar uma roupa, fazer um objeto de decoração, sem utilizar o desenho?
Sempre gostei de brincar com a forma e com a luz. Acima de tudo sempre gostei de desenhar. Que pena que muitos nunca vão saber como é bom isso...