domingo, 29 de novembro de 2015

A força de um exemplo - pedir desculpas

Ontem foi aniversário de meu pai, Julio, que comemorou 83 anos. Fizemos uma rápida viagem para podermos dar-lhe parabéns. Chegamos de surpresa e pudemos papear um pouco e tomar um cafézinho.

Quando estavamos lanchando minha mãe me mostrou algumas gravuras, que ela utilizava para dar aula, coisa antiga e com um valor especial pois há tempos atrás eu registrei algumas e inclui no me TCC quando fiz a pós-graduação. E ai, no meio dessas gravuras ela achou um bilhete que o meu pai escreveu há anos atrás. Blhete bem guardado foi uma surpresa para nós e nos fez ver a força de um pedido de desculpas. Ela guarda esse bilhete há muitos anos...



"Minha querida Ni peço desculpa por não levar o bloco que me pediste mas eu esqueci disto. Mas em compensação não me esqueço  nunca de você meu amor. Julio"

Eu ganhei um grande presente que é a família que recebi de Deus. 
Meu pai sempre nos deu exemplos importantes que me ajudou em vários momentos da vida. tais como:
. Aprender a ouvir música clássica - Sempre que saia para trabalhar nos acordava e ligava o rádio na Rádio Jornal do Brasil que tinha um programa de música clássica e saia assoviando. Eu normalmente acordava e me lembro que ia varrer a casa assoviando as músicas também.

. Sempre falava : Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

. Lembro dele folheando o livro Nutrição e vigor e mostrando as qualidades dos alimentos para aprendermos a comer e gostar de frutas, verduras e etc.



. A citação que sempre repetia para nós de Khalil Gibran: "Vossos filhos não são vossos filhos. 
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma."


"Parabéns pai, pela vida que sempre levou, por sua força, perseverança, honestidade e dedicação a nós, seus filhos."

E para finalizar gostaria de colocar o texto completo do Gibran:

Vossos filhos não são vossos filhos. 
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. 
Vêm através de vós, mas não de vós. 
E embora vivam convosco, não vos pertencem. 
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, 
Porque eles têm seus próprios pensamentos. 
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas; 
Pois suas almas moram na mansão do amanhã, 
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho. 
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós, 
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados. 
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força 
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe. 
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria: 
Pois assim como ele ama a flecha que voa, 
Ama também o arco que permanece estável.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dicas da mamãe para a filha limpar e organizar a casa

Prometi a minha filha fazer uma postagem com dicas para limpar a casa. 
Vou tentar ser objetiva...

A primeira coisa que acho importante é manter a limpeza da cozinha e banheiro. Preparar comida em cozinha suja ou com restos de comida espalhadas e lixeira cheia de bichinho é um terror.

Primeiros passos para melhorar a limpeza e a energia da casa:

- Abra as janelas deixe o ar entrar e se renovar.


- De uma olhada no cantinho dos PETs. Cachorro faz uma sujeira! É hora de limpar e colocar um bom desinfetante.Não esqueça de arejar o local que eles ficam.

- Guarde o que é útil e jogue fora o que não precisa - retire objetos espalhados, tipo papeis com anotações, propagandas, sacolas e papeis de bala que sempre ficam espalhados e de o destino certo.

Procure ter um lugar apropriado para as coisas e identifique se for possível para facilitar na hora de necessidade sem ter que perder tempo procurando. Chegou com compras - guarde na hora!

- De uma escovada na mesa e móveis que recebem mais poeira no dia a dia e uma boa varrida na casa e depois passe um pano macio com um pouco de Veja multi-uso nos móveis (eu utilizo o verde ou laranja pois o cheiro é mais suave).

- De uma verificada em alguns itens importantes:

. lixeiras do banheiro e cozinha. Se tiver muito cheia substitua o saco e ao retirá-lo verifique se o balde não está precisando lavar porque as vezes o saco fura e fica um cheiro insuportável, Eca!

. Veja se os alimentos que estão guardados na geladeira estão bem embalados. Muitos legumes e frutas ressecam se ficarem abertos.

. Se chegou com queijo e presunto fatiados não deixe do lado de fora, coloque num recipiente apropriado.

. Se comprou queijo embalado em pedaços retire a embalagem, pode lavar se achar necessário, seque com papel toalha e coloque na geladeira tampado. Prefiro embalagem de vidro sempre que possível para armazenar na geladeira e uma queijeira da RM para servir o queijo no lanche.

. Restos de comida na geladeira com mais de dois dias tem que ser verificados e retirados para não  contaminar outros alimentos se estiverem com mau odor. 

. observe as dicas de embalagens - MASSA DE TOMATE, CREME DE LEITE E MOLHOS - NÃO devem ser consumidos COM MAIS DE 5 DIAS. 

. Guardar temperos frescos tipo hortelã, manjericão é melhor num saco de papel. Pode reaproveitar os sacos de pão que compra na padaria.

. Cheiro verde (salsinha e cebolinha) pode ser picado e guardado em um pote plástico ou de vidro no congelador. Ao usar em molhos e cozidos ele recupera o sabor.

. Restos de comida devem ser preferencialmente retirados da panela e guardados em potes de vidro na geladeira. Nada de guardar comida no forno ou deixar panela no fogão para comer de noite em dias quentes elas não resistem.


 última dica de hoje:
Tudo limpo com uma  mesa arrumadinha e colorida até abre o apetite. Depois, é só se preparar para dar um TAPA no resto da casa, porque amanhã tem mais, e ai você vai ter que escolher outro comodo da casa para dar uma geral.
enviado pela mãe Rose para a filha Iara com carinho.

* As peças de cerâmica que aparecem nessa postagem são da RM Cerâmica Artística - Rose Valverde & Maurilio Souza, podem conhecer mais no blog: http://rmceramicaartistica.blogspot.com.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A exposição " Caixa com memórias" de Rose Valverde



Comemorando 40 anos de arte escolhi um pedaço do Espaço Mascarenhas para realizar minha exposição "Caixa com Memórias - Aquarelas". 

O Mercado Municipal existe há anos num dos prédios remanescentes da Fábrica Bernardo Mascarenhas e em seu miolo existe um espaço que achei simpático e foi uma ótima escolha.



Minha ideia era realizar uma exposição rápida porque estava preparando minha mudança do atelier e programando minhas férias prêmio. Enfim, foram três dias de exposição e confecção de aquarelas no espaço do Mercado Municipal. Programamos visitas dos alunos do CEM e realizei alguns trabalhos em aquarela para poder mostrar aos meus alunos de desenho e realizar o registro desses momentos que para mim sempre é importante.











As aquarelas realizadas durante a exposição:





Rose Valverde - retrato do Natham em aquarela -11/10/2015

O registro da exposição postei no meu canal no Youtube:

Retrato em aquarela Rose Valverde - 11out2015  - https://youtu.be/ehd6gD5WSMU

Exposição Caixas com Memórias Aquarelas de Rose Valverde 2015  - https://youtu.be/-Ej3kCQ-LjY

Agradeço a todos os que me ajudaram na realização dessa exposição, a todos os amigos, alunos e ex-alunos com os quais dividi nos últimos anos a minha paixão pela ARTE. Há anos utilizo a frase "vamos fazer da vida uma arte e da arte o alimento para a vida"e acredito nisso. Acredito na arte como uma forma de nos deixar mais sensíveis, mais abertos e ao mesmo tempo mais críticos em relação a vida que nos cerca. Espero ter conseguido espalhar algumas sementes de incentivo para que mais pessoas possam se dedicar a ARTE seja ela qual for, da maneira que cada um escolher e que se sintam realizados e apaixonados pelo que escolheram fazer.
Rose Valverde - 10/11/2015