sexta-feira, 21 de abril de 2017

21 de abril em Tiradentes

Em 1992 participei de uma Mostra "Tiradentes 200 anos de vida" de 26 de abril a 1º de maio no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora. 

Nunca imaginei que viria morar em Tiradentes mas na época fiz um quadro que retratava Tiradentes e algumas cenas da cidade que só conhecia através de fotos. Não tenho fotos dessa tela mas sempre me sensibilizei com a obra "Tiradentes esquartejado" que fazia parte do acervo do Museu Mariano Procópio e que vi tantas vezes em visita com minhas filhas ou com alunos.

Pedro Américo pintou este quadro por encomenda, em 1893. Esteve durante muitos anos exposto na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Pedro Américo é, ainda, autor do quadro "Independência ou Morte", que retrata a cena do grito do Ipiranga.


Em 1992 também fizeram uma moeda especial:

Assim que me mudei para Tiradentes fiz alguns passeios com minha filha Iara na cidade e encontrei uma escultura  feita em homenagem a ele, do escultor José Batista Moraes.



Bem hoje é dia 21 de abril e mais do que homenagens temos muitos fatos a relembrar. Lutas, ideais, sonhos... Quem quer um país diferente tem que agir para que possamos construir um futuro com dignidade, liberdade e fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!