sábado, 11 de novembro de 2017

Uma escola com valores


Após alguns meses que conquistei minha tão sonhada aposentadoria me vejo pesquisando sobre educação, assistindo programas sobre alternativas de ensino e continuo inquieta e indignada com os rumos que a educação no Brasil está seguindo.
Vejo um exemplo de uma escola na Indía, Riverside School, que incentiva seus alunos a desenvolverem aprendizados a partir de valores apreendidos. Em cada ano aborda-se temas que buscam despertar nos alunos outros conceitos como relevância, vigor, relacionamento. Relevância é ver o motivo pelo qual fazem algo, relacionamento é a interação diária coma as pessoas e vigor é o esforço que cada um coloca nos estudos. Vivenciar esses conceitos resulta num conceito amplo de respeito e envolvimento com a comunidade em que vivem.
Os alunos desenvolvem projetos associando-se a ONGS com o intuito de acharem soluções para implantar e melhorar o seu campo de ação. Aprendem que tem escolha entre um espaço melhorado ou deficiente mas percebem que em todo lugar há uma oportunidade para deixarmos uma melhoria. Sentir, imaginar, fazer e compartilhar não é para se vangloriar de conquistas mas para ser generoso e aberto. Compartilhar com alegria o que se aprendeu...
Desenvolver competências e capacidades para enfrentar os desafios, flexibilizar, saber ser critico, inovador, lidar com direitos, deveres e responsabilidades prepara os alunos para os desafios do mundo atual.
Kiran Selth, diretora e fundadora da Riverside School, afirma: de que os lideres precisam? Vigor. Ideias todos tem, mas, é preciso daquele indivíduo raro que vai ficar com a ideia tempo suficiente para virar prática, então Vigor é preciso. E finaliza falando sobre a gratidão que nos conecta com tudo a nossa volta e que nos faz perceber que podemos fazer muito pela comunidade na qual estamos inseridos.

Precisamos de bons exemplos, precisamos de mudanças nas escolas brasileiras. Será que é tão difícil promover mudanças? O que falta para colocarmos em prática novos conceitos e ações que farão da escola um lugar não só de formação de conhecimento mas de gestação de valores que consequentemente irão produzir ideias novas para o futuro.

fonte: https://youtu.be/4otPjgKQktE - Riverside School (Índia) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!