sábado, 19 de junho de 2010

Projeto sobre América Latina no CEM - JF - MG


Qual é a sua cena?
No dia 19 de junho aconteceu a apresentação do projeto Qual é a sua cena? dos alunos de 5ª a 8ª série do EJA no Centro de educação de Jovens e Adultos.

Adaptação do livro " Cena de Rua" de Ângela Lago, com intercessão do projeto América Latina.
Poema: É proibido - Pablo Neruda (Chile)

Direção Artística: Fernanda Oliveira
Coreografias: Alunos e prof.a de Artes
Professores: Fernanda Oliveira (Artes), Roberta Graziella Távela (Literatura), Paula Quinet de Oliveira (Português), Emerson Luciano Fernandes (História), Rita de Cássia Florentino (Informática), Wagner (Geografia), Catarina, Adenizia (Espanhol), Miguel (Inglês), Patricia Barbosa (Projeto de leitura).
Coordenação Pedagógica: Marlene Zaparoli
Direção do CEM: Gisele Zaquini
Vice-direção: João Paulo Lopes

O projeto tem como objetivo promover novas descobertas utilizando a música, a dança, a arte, a poesia e incentivando o envolvimento dos alunos nas atividades artísticos-culturais da escola.

"A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte"


terça-feira, 1 de junho de 2010

Louise Bourgeois (1911 - 2010)


A artista plástica Louise Bourgeois morreu nesta segunda-feira em um hospital em Nova York. Ela tinha 98 anos.
Bourgeois nasceu na França, mas passou a maior parte da vida nos EUA. Ela ficou conhecida no Brasil por sua enorme aranha que até hoje está em exposição no MAM-SP, na marquise do parque Ibirapuera.
A escultora conviveu com diversos mestres da arte moderna, como o espanhol Miró, e teve grande influência sobre muitos artistas, em especial, as mulheres. Ela mantinha em seu ateliê um programa para aconselhar jovens sobre seus trabalhos.
As esculturas que ela produziu em madeira, metal, pedra quase sempre tinha formas orgânicas e referências sexuais. O tema principal da obra de Bourgeois, porém, era a necessidade de proteção e alimentação do ser humano em um mundo assustador.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/743414-escultora-louise-bourgeois-morre-aos-98-anos.shtml

O mundo perde uma mulher de coragem que ousou e desafiou padrões. Uma artista que enfatizou em muitas de suas obras a sexualidade, a vida e as tantas teias que nos envolve...

Suas obras dizem mais...