sábado, 12 de março de 2011

As Rosas não falam - Cartola

fotomontagem - Rose Valverde

Na minha casa só pego na TV o sinal da Globo e confesso que nos últimos tempos quase não assisto nada na TV.
Felizmente  assisti o programa Por toda a minha vida com um especial do Cartola no dia 11 de março.
Quando ganhei de minhas filhas um cd com várias músicas cantadas por ele e por interpretes sensacionais como a Beth Carvalho, Ney Matogrosso e Elizeth Cardoso, fiquei fã dele.
Mas não conhecia a sua história e cito aqui um resumo do site:

“No programa estão os momentos mais importantes da vida do cantor, começando por seu nascimento em uma família de razoável poder aquisitivo, o que explica um pouco o motivo pelo qual ele prezava tanto ternos, chapéus e tinha uma postura alinhada, e a crise econômica pela qual passou, obrigando-o a se mudar para a Mangueira.Ao longo de sua história, merecem destaque também sua maneira otimista e poética de conduzir as maiores dificuldades de sua vida, assim como a paixão pela música (inclusive a erudita) e o tardio reconhecimento de seu sucesso, já que ele gravou seu primeiro LP aos 65 anos de idade. Depoimentos de Sergio Cabral, renomado compositor do mundo do samba; o filho de Zica, oficialmente adotado por Cartola; sua neta; vizinhos, Paulinho da Viola e Beth Carvalho também são registrados na atração, que é conduzida por Fernanda Lima.O programa é de autoria de George Moura, tem direção-geral e núcleo de Ricardo Waddington e direção de Luiz Henrique Rios.”

Um dos seus maiores sucessos:

Acontece
Composição: Cartola

Esquece o nosso amor, vê se esquece.
Porque tudo no mundo acontece
E acontece que eu já não sei mais amar.
Vai chorar, vai sofrer, e você não merece,
Mas isso acontece.
Acontece que o meu coração ficou frio
E o nosso ninho de amor está vazio.
Se eu ainda pudesse fingir que te amo,
Ah, se eu pudesse
Mas não quero, não devo fazê-lo,
Isso não acontece.


A composição que mais me emociona:

Não Quero Mais
Composição: Cartola / Carlos Cachaça / Zé da Zilda

Não quero mais amar a ninguém
Não fui feliz, o destino não quis
O meu primeiro amor
Morreu como a flor, ainda em botão,
Deixando espinhos que dilaceram meu coração.
Semente de amor sei que sou desde nascença,
Mas sem ter a vida e fulgor, heis minha sentença,
Tentei pela primeira vez um sonho vibrar,
Foi beijo que nasceu e morreu, sem se chegar a dar,.
(bisa a primeira parte)
Às vezes dou gargalhada ao lembrar do passado,
Nunca pensei em amor, nunca amei nem fui amado,
Se julgas que estou mentindo, jurar sou capaz,
Foi simples sonho que passou e nada mais

A música mais conhecida.  Maravilhosa!
Ele se inspirou nas Rosas que via da janela de sua casa em Jacarepagua e num dialógo que teve com a Zica quando ela comentou sobre o porque da beleza das rosas  e ele disse: “eu, não sei, mas as rosas não falam.”

As Rosas Não Falam
Composição: Cartola

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim
Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim
Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!