quarta-feira, 25 de março de 2015

No ano em que comemoro 40 anos de arte uma homenagem: Troféu Mulher Cidadã 2015

Esse ano em que comemoro "40 anos de Arte" recebi uma grande homenagem que muito me orgulha o Troféu Mulher Cidadã - na Categoria Artes. 
40 anos de arte e mais de 20 anos como arte-educadora confesso que ensinar Arte é a coisa que mais amo fazer.   Meu caminho como arte educadora na rede pública está quase terminando (estou quase aposentando gente!) mas  na arte ainda tenho muita coisa para fazer, experimentar, vivenciar. 
O bom da Arte é que nos alimenta. Sempre disse: 
" Vamos fazer da vida uma arte e da arte um alimento para a vida."



domingo, 22 de março de 2015

15 ANOS DE SITE - O tempo voa...

página inicial do meu site www.rosevalverde.art.br

Dia 1° de Março de 2010, fez 15 anos que criei o meu site, inicialmente com o endereço vinculado ao provedor que possuía na época e, posteriormente registrei meu domínio que foi ao ar em 2006 com o endereço www.rosevalverde.art.br.

No início a intenção era montar um portfólio digital divulgando os serviços de design e os quadros. Aos poucos comecei a adicionar textos sobre arte, serviços de decoração e outras experiências que passei a realizar. Aproximadamente em 2003 criei um link sobre Arte-Educação e daí para frente, esta foi a página que mais cresceu em acesso e conteúdo e, que me agradou mais montar.

Comecei escrevendo sobre algumas inquietações que sentia em relação ao ensino de desenho e a arte em geral, depois, passei a registrar as atividades do curso que eu ministro no CEM - Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho, da rede municipal de ensino em Juiz de Fora. Comecei a arquivar os trabalhos de alunos, os desenhos que eu fazia deles, ao ensinar a desenhar com modelo vivo e, aos poucos fui acrescentando fotos e trabalhos de alunos das oficinas que fiz no CCBM – Centro de Cultura Bernardo Mascarenhas e no meu atelier, em minha residência. Após anos de preocupação com a memória do ensino de desenho e depois de ter ingressado num curso de pós-graduação em Arte, Cultura e Educação pela UFJF, vejo que o link, Arte-Educação, representa o meu coração, mas minhas lembranças estão presas a outros links que contam também o início de minha historia.

Nestas páginas estão minhas recordações de Três Rios (RJ), cidade em que nasci, da influência que recebi de minha mãe, Irani Corrêa Pinto, que foi artista-educadora em Três Rios e em várias localidades da região, das exposições que fizemos juntas e com meus irmãos também. Os trabalhos que realizei como desenhista técnica, desenhista-projetista e designer gráfico. Imagens do Metrô de Recife, que foi um dos projetos do qual participei como desenhista projetista na extinta Cia Ind. Santa Matilde em Três Rios no qual fiz os desenhos do revestimento em fibra de vidro para a cabine. A criação do design interno do automóvel SM (modelo85/86). Desenhos resultantes de muitas viagens para Rio, São Paulo, BH e Cruzeiro registrando detalhes de vagões e equipamentos ferroviários para uma série de pranchas com perspectiva de vagões para a RFFSA (final da década de 1980), e foram muitas horas de prancheta e meses de trabalho para registrar os vagões, GDT, HAT, GFS, GHS e Plataforma. Fora isto tem os serviços de decoração, reformas e pintura Mural que executei em vários lugares de Minas e RJ, as exposições coletivas e individuais que realizei em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro e em Minas e um arquivo dos vários textos que inseri no site e que estão arquivados no link - ARTexto. 


... 15 anos depois muita coisa mudou, já estou quase aposentando no CEM e há três anos comecei a planejar meu plano B. Após parar de dar aulas na Rede Municipal pretendo continuar com o Atelier ensinando Arte porque é o que mais gosto de fazer.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Brincando com máscara líquida para aquarela

Estava com vontade de experimentar uma máscara líquida para aquarela da Winsor & Newton que comprei n Jopan (JF - MG). Tirei algumas fotos para mostrar para vocês uma pequena demonstração do uso da máscara.
Adoro flores e pássaros e dei uma pesquisada nas tantas fotos que tenho guardadas para começar meu exercício:

Primeiro foi a foto de uma flor bem delicada que tirei no nosso Atelier (Atelier Ponto com Arte) estava juntinho ao coqueiro e gostei da luz que tinha no momento.

Comecei então a desenhar e apliquei na flor somente a máscara líquida...



A outra aquarela foi  baseado na foto de uma garça:





A que eu mais gostei foi um lírio que achei na internet pois eu queria um com fundo escuro.







Não tenho costume de aplicar máscara para isolar áreas, mas não resta dúvidas que se temos um fundo escuro fica muito mais fácil aplicar o fundo quando está isolado e o resultado é um efeito de contraste de luz bem acentuado.

Vale a pena experimentar sempre para ver o que é melhor para cada imagem escolhida.