quarta-feira, 25 de março de 2015

No ano em que comemoro 40 anos de arte uma homenagem: Troféu Mulher Cidadã 2015

Esse ano em que comemoro "40 anos de Arte" recebi uma grande homenagem que muito me orgulha o Troféu Mulher Cidadã - na Categoria Artes. 
40 anos de arte e mais de 20 anos como arte-educadora confesso que ensinar Arte é a coisa que mais amo fazer.   Meu caminho como arte educadora na rede pública está quase terminando (estou quase aposentando gente!) mas  na arte ainda tenho muita coisa para fazer, experimentar, vivenciar. 
O bom da Arte é que nos alimenta. Sempre disse: 
" Vamos fazer da vida uma arte e da arte um alimento para a vida."



domingo, 22 de março de 2015

15 ANOS DE SITE - O tempo voa...

página inicial do meu site www.rosevalverde.art.br

Dia 1° de Março de 2010, fez 15 anos que criei o meu site, inicialmente com o endereço vinculado ao provedor que possuía na época e, posteriormente registrei meu domínio que foi ao ar em 2006 com o endereço www.rosevalverde.art.br.

No início a intenção era montar um portfólio digital divulgando os serviços de design e os quadros. Aos poucos comecei a adicionar textos sobre arte, serviços de decoração e outras experiências que passei a realizar. Aproximadamente em 2003 criei um link sobre Arte-Educação e daí para frente, esta foi a página que mais cresceu em acesso e conteúdo e, que me agradou mais montar.

Comecei escrevendo sobre algumas inquietações que sentia em relação ao ensino de desenho e a arte em geral, depois, passei a registrar as atividades do curso que eu ministro no CEM - Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho, da rede municipal de ensino em Juiz de Fora. Comecei a arquivar os trabalhos de alunos, os desenhos que eu fazia deles, ao ensinar a desenhar com modelo vivo e, aos poucos fui acrescentando fotos e trabalhos de alunos das oficinas que fiz no CCBM – Centro de Cultura Bernardo Mascarenhas e no meu atelier, em minha residência. Após anos de preocupação com a memória do ensino de desenho e depois de ter ingressado num curso de pós-graduação em Arte, Cultura e Educação pela UFJF, vejo que o link, Arte-Educação, representa o meu coração, mas minhas lembranças estão presas a outros links que contam também o início de minha historia.

Nestas páginas estão minhas recordações de Três Rios (RJ), cidade em que nasci, da influência que recebi de minha mãe, Irani Corrêa Pinto, que foi artista-educadora em Três Rios e em várias localidades da região, das exposições que fizemos juntas e com meus irmãos também. Os trabalhos que realizei como desenhista técnica, desenhista-projetista e designer gráfico. Imagens do Metrô de Recife, que foi um dos projetos do qual participei como desenhista projetista na extinta Cia Ind. Santa Matilde em Três Rios no qual fiz os desenhos do revestimento em fibra de vidro para a cabine. A criação do design interno do automóvel SM (modelo85/86). Desenhos resultantes de muitas viagens para Rio, São Paulo, BH e Cruzeiro registrando detalhes de vagões e equipamentos ferroviários para uma série de pranchas com perspectiva de vagões para a RFFSA (final da década de 1980), e foram muitas horas de prancheta e meses de trabalho para registrar os vagões, GDT, HAT, GFS, GHS e Plataforma. Fora isto tem os serviços de decoração, reformas e pintura Mural que executei em vários lugares de Minas e RJ, as exposições coletivas e individuais que realizei em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro e em Minas e um arquivo dos vários textos que inseri no site e que estão arquivados no link - ARTexto. 


... 15 anos depois muita coisa mudou, já estou quase aposentando no CEM e há três anos comecei a planejar meu plano B. Após parar de dar aulas na Rede Municipal pretendo continuar com o Atelier ensinando Arte porque é o que mais gosto de fazer.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Brincando com máscara líquida para aquarela

Estava com vontade de experimentar uma máscara líquida para aquarela da Winsor & Newton que comprei n Jopan (JF - MG). Tirei algumas fotos para mostrar para vocês uma pequena demonstração do uso da máscara.
Adoro flores e pássaros e dei uma pesquisada nas tantas fotos que tenho guardadas para começar meu exercício:

Primeiro foi a foto de uma flor bem delicada que tirei no nosso Atelier (Atelier Ponto com Arte) estava juntinho ao coqueiro e gostei da luz que tinha no momento.

Comecei então a desenhar e apliquei na flor somente a máscara líquida...



A outra aquarela foi  baseado na foto de uma garça:





A que eu mais gostei foi um lírio que achei na internet pois eu queria um com fundo escuro.







Não tenho costume de aplicar máscara para isolar áreas, mas não resta dúvidas que se temos um fundo escuro fica muito mais fácil aplicar o fundo quando está isolado e o resultado é um efeito de contraste de luz bem acentuado.

Vale a pena experimentar sempre para ver o que é melhor para cada imagem escolhida.










segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pena de morte

Escultura de um anjo em frente a igreja de São José das Três Ilhas, construída por escravos.


Assistindo as notícias que relataram a morte por fuzilamento do brasileiro preso por tráfico de drogas na Indonésia comecei a refletir sobre a pena de morte, que lá tem o apoio da população por inibir o narcotráfico. Ao mesmo tempo vemos a nossa presidenta que se diz indignada com a morte do brasileiro e disse que: a pena de morte é um instituto que não só fere o preceito constitucional do Brasil, como que é também contrário à índole e aos valores morais do povo brasileiro. Fonte:http://blog.planalto.gov.br/
Infelizmente em nossa história temos um período em que a pena de morte era legal e fez parte de um momento cruel da nossa sociedade escravocrata. Um pouco dessa história cruel tem surgido em livros que aos poucos vão nos mostrando o que está por trás do retrato da desigualdade vivida pelo nosso povo.
Lembrando um trecho do livro O negro no Brasil de Júlio José Chiavenato que fala sobre o negro na luta dos brancos destaco:
Em 1879 o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro estabeleceu em um acórdão que o escravo não podia “(...) dar queixa contra pessoa alguma, ainda que seja contra aquele que o quer reduzir a escravidão”. Há 9 anos da Abolição, com a  campanha pela liberdade dos escravos em marcha, essa excrescência legal pesava sobre os negros. Outro acórdão, da Relação de Ouro Preto, de 1883 (a 5 anos da abolição), afirmava que “não cabe recurso legal da sentença que condenou o escravo à pena de morte”. Esses dois acórdãos, no caso do escravismo, sugerem como eram as leis mais antigas. Por isso as “revoluções” brancas que prometiam reformar as leis contavam com o apoio dos negros e ás vezes os utilizavam como massa de manobra.
O negro no Brasil já nascia condenado a morte tendo em vista a vida sofrida e miserável a que era submetido. Muitas vezes supliciado e torturado por senhores e sinhás e sem direito a justiça que não lhe dava direito de escapar a morte.
De quem é a culpa pela falta de perspectiva de boa parte da população em alcançar uma vida melhor na qual os valores, direitos e a fraternidade sejam prioridade? Lendo os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos vejo que alguns itens estão diretamente ligados a nossa fragilidade. Uma sociedade que falha em promover ações básicas que podem melhorar a vida das pessoas acaba incentivando a violência e a impunidade a partir do momento que se omite com o apoio do poder econômico corrompido e desigual.

Destaco alguns itens:
Artigo I
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Artigo II
 1 - Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição..
Artigo III
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal..
Artigo XVIII
Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.
Artigo XIX
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Artigo XXIII
3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.

Artigo XXV
1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
Artigo XXVI
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.
A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
Artigo XXVII
1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.
Artigo XXIX
1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
           
Como nasci no dia 10 de dezembro em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, sempre me influenciei e me dediquei a estudar mais sobre os nossos direitos assim como sobre os preconceitos e intolerâncias existentes na nossa sociedade.
Participei de grupos de estudo e li muitos livros que me ajudaram a ter uma visão mais crítica e entender o momento em que vivemos. Mas vejo que não basta conhecermos as causas do que está destruindo e desestruturando nossas famílias.
A falta de sonhos, de autoestima, de valorização da vida leva os nossos jovens ao desestímulo e a desesperança. Vejo na minha família, em algumas atitudes das minhas filhas, em muitos alunos da escola em que leciono, uma grande sensação de incerteza e de falta de objetivos em relação ao futuro.
A incerteza, a descrença, a insegurança são reflexos do enfraquecimento da sociedade que perdeu valores, que deixou de incentivar a instrução, a ética, a dignidade, a honestidade, permitindo que a justiça fosse corrompida e atrelada a perversa estrutura de poder e o consumo excessivo das pessoas em nosso país.
Acho que o mal do século é a impunidade, pois, estimula a violação dos direitos humanos e leva aqueles que se encontra em situações de vulnerabilidade a buscar o caminho ilusório do crime, do tráfico de drogas, da ganância e da impunidade.
E voltando ao tema inicial que me fez iniciar essa reflexão. Não termos leis que aprovem a pena de morte faz diferença em nossos dias?
A partir do momento em que a estrutura de nossa sociedade está corrompida pelo desrespeito aos direito humanos que delimitam ações básicas para vivermos com dignidade e de forma plena. Que não promovem ações visando promover mais educação, capacitação e cultura para nosso povo. Estamos sim condenando muitos jovens e adultos do nosso país a morte. Vemos muitos jovens, em sua maioria pobres e negros condenados á morte desde tenra idade. Morte dos sonhos, morte da informação, morte dos valores morais, morte da fraternidade e da solidariedade.   



sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Visita dos alunos ao Atelier Ponto com Arte no dia de meu aniversário

As turmas de desenho artístico, desenho em quadrinhos e desenho de moda fizeram visitas ao Atelier Ponto com Arte* e foi uma oportunidade de conhecerem um pouco o nosso trabalho: desenhos, aquarelas (Prof.a Rose Valverde), bordados (prof.a Valleria Gouveia), esculturas e entalhes (prof. Maurilio Souza), peças da Abigail (atelier 3) e as peças de cerâmica que são feitas por mim e pelo Maurilio, RM cerâmica artística.
Tivemos dois momento com a turma de desenho artístico manhã e desenho de moda manhã e turmas de desenho artístico, des. em quadrinhos e desenho de moda tarde.

Fizemos alguns registros, Valeu a pena realizar esse encontro e divulgar um pouco mais alguns trabalhos e livros sobre arte para todos(as).
Turma da Manhã

























Turma da Tarde












* O Atelier Ponto com Arte é um atelier coletivo de: Abigail Guedes Magalhaes, Erika Magalhães, Maurilio Souza, Rose Valverde e Valleria Gouveia - Rua Barão de São Marcelino, 124 - Alto dos Passos - Juiz de Fora - MG- blog: http://atelierpontocomarte.blogspot.com.br.