sábado, 26 de setembro de 2009

Você sabe o que é Slow Life?

O movimento Slow food surgiu na Itália mais foi no Japão que ele conquistou muitos adeptos e transformou-se no slow life. Há pouco tempo li uma reportagem sobre Slow life, é o mesmo que desacelerar, procurar um ritmo de vida mais tranqüila sem estresse. Este movimento começou na procura por alimentos mais leves e saudáveis mais passou a influenciar outras áreas. Me interessei por uma reportagem que falava sobre casas projetadas no estilo Slow. Porque casa grande e cheia de móveis se você pode condensar tudo, utilizar materiais alternativos, integrados com a natureza ao redor e que te proporcionam uma forma de vida menos estressante? Simplicidade e praticidade sim, mas com uma diferença, mais contato com a natureza.

Encontrei outros sites que estão divulgando está idéia como o www.simplicidade.net . Fala sobre a prática da Slow Life que envolve os seguintes oito temas:

- Slow Pace (Passos) - Nós valorizamos a cultura do caminhar, para ficar em forma e reduzir acidentes de trânsito.
- Slow Wear (Vestir) - Respeitamos e apreciamos nossos belas roupas tradicionais, incluindo os tecidos fiados e coloridos artesanalmente, os kimonos e pijamas (yukatas) japoneses.
- Slow Food (Alimentos) - Apreciamos a cultura gastronômica japonesa, tais como os pratos típicos e a Cerimônia do Chá, e ingredientes locais saudáveis.
- Slow House (Habitações) - Respeitamos as casas construídas em madeira, bambu e papel, que subsistem há mais de cem ou duzentos anos, caracterizando-se por técnicas com ênfase na durabilidade e, ao final, em conservar o ambiente natural.
- Slow Industry (Produção) - Cuidamos de nossas florestas, através de nossas formas de agricultura e indústrias, com emprendimentos sustentáveis que utilizam mão-de-obra humana, e também difundindo lavouras urbanas e turismo ecológico.
-Slow Education (Educação) - Dedicamos menos atenção às conquistas acadêmicas, e criamos uma sociedade na qual as pessoas podem apreciar as artes, os hobbies e os esportes no decurso de suas vidas, e onde todas as gerações podem comunicar-se bem umas com as outras.
- Slow Aging (Envelhecer) - Aspiramos envelhecer com graça e auto-confiança, ao longo de toda a vida.
- Slow Life (Vida) - Baseados na filosofia de vida declarada acima, vivemos nossas vidas com a natureza e as estações, poupando nossos recursos e energia."
Bem, vale a sugestão. Mudar nossa forma de agir pode ser uma maneira de ganhar qualidade de vida.
Simplicidade, Cuidado e Atenção, ações simples que podem nos encaminhar para a felicidade.
Slow life para todos(as)

Um comentário:

  1. Sempre pensei assim, e há pouco tempo descobri que isso realmente existia. Slow Life é viver como antigamente, é maravilhoso.

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação!