Primeiramente, fiquei agradavelmente surpresa com a pintura marmorizada no Hall de entrada, até me lembrou as pinturas que tem no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora...
Com um mobiliário cheio de detalhes em marchetaria e gravuras (litografias) da época do império.
Além do excelente trabalho que Nazir Furtado (proprietária do local) fez, transformando uma Senzala em um refeitório com um pequeno salão de jogos, sem descaracterizar sua fachada, mantêm em exposição vários objetos antigos e até curiosos, como uma escarradeira, peças e ferramentas utilizadas na senzala, um tanque talhado num único bloco de pedra, pilões de pedra e de madeira, geladeiras antigas e várias louças e utensílios que eram utilizados na grande mesa com 20 lugares que possui em sua sala de jantar.
Na lateral direita há uma área de lazer com brinquedos para as crianças, 03 piscinas, um salão de festas. A possibilidade de fazerem passeios a cavalo e uma caminhada por uma pequena trilha através da mata na parte de trás da sede é interessante para quem gosta de movimentar-se.
Irani Corrêa Pinto, Nazir Furtado e Rose Valverde (foto:Jacqueline)
fotos: Rose Valverde/ Vista parcial- autor desconhecido
Enfim, completamos o passeio fotografando os quadros que Nazir, sua filha e sua nora executaram na época. Conversamos muito sobre aqueles anos saudosos em que minha mãe saia de Três Rios cedinho, algumas vezes de ônibus, outras numa antiga Variant do meu pai, e íamos ajudar a mãe numa tarefa que até hoje acho extremamente agradável, falar sobre arte e ensinar arte.
Para nós era um divertimento, muitas vezes passeávamos pelos arredores quando as aulas estavam mais tranqüilas ou após o término desta íamos conhecer algum lugar diferente ali por perto. Lembro que tirava muitas fotos e até cheguei a pintar alguns quadros com paisagens de lá que acabei vendendo numa de minhas exposições.
Após tantos anos muita coisa mudou o lago que tinha à caminho de São José, já não é o mesmo, está mais seco pois a pequena represa que havia na região parou de produzir energia e a grande lámina d’água, hoje é só um pequeno rio.
Mas a paisagem continua bonita e as pessoas do lugar, como sempre, hospitaleiras.
Com certeza deixaram muitas saudades...
Endereço do Hotel Fazenda Valverde: Rua josé Silveira de Medeiros, 15 - Bairro valverde - São José do Vale do Rio Preto - tel.: (24)2224-1515
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua participação!