Contamos as oficinas:
Rock, Samba, Jazz, Funk /Soul/Rap, e por último o Blues.
Na última oficina de música do CEM dia 23 de junho assistimos uma ótima apresentação de Blues.
A apresentação foi com o grupo Mamão D'Água:
Angelo Goulart - Bateria
Douglas Sad - Contrabaixo
Pedro Brum - Voz / Guitarra
Pedro Brum mostrando alguns músicos que fazem parte da historia do Blues
Achei ótimo conhecer todos esses gêneros musicais. Dá para perceber as influências entre os grupos assim como perceber as mudanças ocorridas nas últimas décadas e a relação da música com as manifestações da juventude neste período.
A música reflete nosso comportamento, assim como nosso estado de espírito. Vale a pena conhecer as raízes musicais da produção atual. Ficamos menos radicais e mais flexíveis.
Para sabermos avaliar as novas propostas precisamos de um mínimo de conhecimento que nos permitirá ouvir vários gêneros musicais sem rotular e nos permitir experimentar para ver qual é.
O video que postei no youtube contem algumas músicas representativas do Blues tocada pelo grupo Mamão D'água.
Valeu!
Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.
O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música popconvencional e até na música clássica moderna.