quinta-feira, 12 de julho de 2012

A última oficina de música do CEM - Blues

As oficinas de música do CEM tiveram o objetivo de capacitar professores para projeto a ser realizado com os alunos no segundo semestre. 
Contamos as oficinas:
Rock, Samba, Jazz, Funk /Soul/Rap, e por último o Blues.

Na última oficina de música do CEM  dia 23 de junho assistimos uma ótima apresentação de Blues.
A apresentação foi com o grupo Mamão D'Água:
Angelo Goulart - Bateria
Douglas Sad - Contrabaixo 
Pedro Brum - Voz / Guitarra


Pedro Brum mostrando alguns músicos que fazem parte da historia do Blues

Achei ótimo conhecer todos esses gêneros musicais. Dá para perceber as influências entre os grupos assim como perceber as mudanças ocorridas nas últimas décadas e a relação da música com as manifestações da juventude neste período.

A música reflete nosso comportamento, assim como nosso estado de espírito. Vale a pena conhecer as raízes musicais da produção atual. Ficamos menos radicais e mais flexíveis. 
Para sabermos avaliar as novas propostas precisamos de um mínimo de conhecimento que nos permitirá ouvir vários gêneros musicais sem rotular e nos permitir experimentar para ver qual é.

O video que postei no youtube contem algumas músicas representativas do Blues tocada pelo grupo Mamão D'água.
Valeu!

Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.
O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazzrhythm and bluesrock and roll e música country, além de ska-rocksteadysoul music e influenciando também na música popconvencional e até na música clássica moderna.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais - 26/27 junho 2012

Depois de passar por Uberlândia, Divinópolis, Poços de Caldas, Montes Claros e Almenara, os debates sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Minas Gerais chegaram a Juiz de Fora (Zona da Mata), no dia 26 de junho houve a última etapa da iniciativa promovida pelo Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais em parceria com a Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa mineira. A reunião, requerida pela deputada estadual Luzia Ferreira (PPS), teve a intenção de debater estratégias para a interiorização do Sistema Nacional de Cultura, ação realizada em parceria com a Representação Regional Minas Gerais do Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Estado da Cultura e o Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais.
Aconteceu a audiência pública às 10h, na Câmara Municipal, aberta a gestores públicos dos municípios da região e representantes da sociedade civil interessados em conhecer e debater o SNC. À tarde houve orientações aos gestores sobre como fazer a adesão ao Sistema.
Anotamos a presença da Deputada Luzia Ferreira, de Bernardo Mata Machado (MINC), Toninho Dutra (FUNALFA), Sonia Maria Mello Queiroz (UFMG) e José de Oliveira Júnior (Consultor da UNESCO).
Bernardo Machado em sua fala destacou a importância de um pacto federativo entre a União, o Estado e o Município. Reforçou a necessidade da construção de uma política democrática de cultura que facilite o acesso de todos os cidadãos aos bens culturais.

Destaco o trecho em que listou alguns dos direitos culturais:
Direito a participação da vida cultural.
Direito autoral
Direito ao intercâmbio cultural
Direito a identidade cultural/ diversidade/ memória/ patrimônio cultural
Direito ao livre acesso aos bens culturais
Direito a livre difusão
Direito a livre participação na decisão de políticas públicas.

Citou a emenda 416 que visa incluir o Sistema Nacional de Cultura na Constituição Brasileira, que já foi aprovado em primeiro turno, além de ressaltar a necessidade da realização das conferências de cultura e os programas de formação e capacitação de artistas e profissionais da área cultural.

José Junior - Consultor da UNESCO no MinC

No dia 27 de manhã houve uma palestra com José Júnior - consultor da Unesco no Ministério da Cultura (MinC), finalizando as orientações sobre o Sistema Nacional de Cultura e a inserção de Juiz de Fora no Sistema Nacional de Cultura (SNC).O encontro foi no Anfiteatro João Carriço da Funalfa (Parque Halfeld), de 8h ao meio-dia.

Como participante do conselho municipal de cultura, representando a área de artes plásticas procurei me inteirar principalmente sobre as sugestões relacionadas a conferência municipal de cultura assim como os projetos de capacitação e formação de profissionais relacionados as Artes.
Vale comentar que durante a audiência da camâra procurei lembrar a estreita parceria com a arte-educação que é um dos pontos importantes para que possamos fazer uma união entre a produção artística e cultural do município e as escolas.

ESPERO EM BREVE DIVULGAR OS PRIMEIROS PASSOS PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA.

Até!!!



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Desfile dos cursos profissionalizantes do CEM e exposição dos cursos de formação - jun/2012

O dia 25 marcou o encerramento dos cursos de Costura Industrial e Desenho de Moda ( Professoras Eunice e Rose Valverde) e o Curso de bolsas  artesanais ( Prof.a Jaqueline).

A apresentação foi um sucesso e os alunos estavam felizes em concluir mais uma etapa de aprendizado.




Os cursos de desenho artístico e desenho em quadrinhos participaram do evento com uma exposição de trabalhos realizados no primeiro semestre. Esses dois cursos terminam em dezembro.

Desenhos da turma de desenho artístico

Á direita, desenhos da turma de desenho em quadrinhos.

A aluna de desenho artístico Cida Costa e seu hibisco.

Veja mais sobre as oficinas e cursos do CEM no meu site: www.rosevalverde.art.br