terça-feira, 1 de maio de 2018

Trabalho, qual trabalho?

Pra quem gosta do que faz o dia do trabalho acaba sendo um dia pra trabalhar também. Planejar e quem sabe ficar pensando em como melhorar o seu negócio.

Hoje fiquei arrumando meus materiais, separando desenhos, guardando certificados e materiais de estudo. Ao mesmo tempo pensava em com a gente guarda coisas junto com as experiências que acumulamos dentro da gente. Pra que guardar lembranças materiais de experiências, cursos, etc... Talvez pra quando a gente aposentar (como fiz ano passado) jogar fora as coisas que já não fazem parte de nosso dia a dia e começar outra jornada.

Não, não parei! Nem vou parar nunquinha porque faço o que gosto. Mas confesso que sinto falta de dar aulas, de conversar sobre arte, sobre empreendedorismo e sobre assuntos não tão banais que acabam surgindo na sala de aula.

Mas hoje é dia do trabalho. Dia que o trabalhador comemora tirando uma folga. Alguns né? porque tem muita gente que tá trabalhando até agora.

Minha maior angustia não é o trabalho, é quanto o nosso trabalho paga de imposto para ser desviado e não retorna em benefícios para nós. Milhões de brasileiros trabalham sol a sol e esquecem de colocar na ponta do lápis o que pagam de imposto no café com pão, no transporte, na luz da sua casa, nas roupas que usa, no material que utiliza pra obter seu sustento. Tem hora que lembro da música do Cazuza: que país é esse? Ao mesmo tempo algo dentro de mim responde: nós fazemos nosso país. Nós faremos novas escolhas daqui há um tempo. Basta saber escolher, ou melhor, basta não escolher JAMAIS os políticos que ai estão se locupletando e destruindo os sonhos e a vida de muitos que sofrem a consequência da falta de estrutura da saúde, da educação e etc...

Até o Futebol que todos diziam que era o ópio do povo começa a decepcionar torcidas que veem as investigações colocar no pedestal o dinheiro como  prêmio e não o troféu conquistada com garra. E esse povo que esquecia suas angustias no esporte foi manipulado e escrachado pelas elites manipuladoras dos resultados de campeonatos e até da copa do mundo.

Reconstruir o orgulho de um povo e dos seus valores teria que iniciar pela retomada do poder pelo povo, para que os políticos percebam quem os colocou lá, e comecem a fazer o que precisam fazer e não o que querem fazer.

Nossa luta começa na rua que moramos, na cidade que vivemos e na  comunidade da qual dependemos. Valorizar nosso trabalho começa por exigir a aplicação justa e honesta dos impostos que pagamos. Melhorar o acesso a informação, capacitação, lazer e cultura é essencial para reconstruirmos nossos valores.

Teremos muito trabalho para reconstruir nossos valores e nossa dignidade mas com certeza valerá a pena. Pensar no futuro e mostrar o que queremos não começa por fazer videos pra tv mas em começar a agir, a reivindicar, a questionar e a exigir mudanças.
O país que eu quero tem que ter honestidade, igualdade e fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!