segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dicas de Mudanças II – Como escolher o imóvel

Só duas horas dá para você decidir sobre o aluguel de um imóvel?
- Se você for esperto(a), dá sim.

Organize-se:
. Leve uma câmara digital de preferência (é mais prático e não precisa revelar)
. Papel e caneta para fazer um esquema rápido da disposição dos cômodos e também vá marcando as posições das tomadas e registros.

Ao chegar ao imóvel repare em alguns detalhes:

. Veja se o hidrômetro é separado, Edifícios com água dividida é mais complicado pois se sua família é pequena você fatalmente vai pagar água para os outros.

. Observe o relógio de luz, veja qual é a capacidade do disjuntor, se tem instalação separada para chuveiro será ótimo. Se a instalação elétrica for bem feita terá uma caixa de distribuição interna com vários disjuntores separando a cozinha e área de serviço, dos quartos e do chuveiro. Isto é importante para quem tem computador, pois em residências com instalações antigas ao ligarmos o chuveiro, a energia cai, o que pode prejudicar o seu equipamento. Quando o chuveiro desarma o relógio, você corre risco de perder seus dados.

. Observe a situação das torneiras, cano de gás ou local onde será colocado o botijão de gás, descargas dos banheiros (veja se não há vazamentos). Situação e posição da caixa d’água (se tem facilidade de acesso).

. Veja também o fechamento de janelas e portas, basculantes, pisos e o escoamento de banheiros e cozinhas assim como o posicionamento dos ralos.

. Se for um prédio, observe na direção de pias e vasos sanitários se não há vazamento no teto ou no chão. Observe o rejunte do piso e a situação de tacos e rodapés. Se o teto tiver manchas ou parte da pintura estufada podem ser sinais de problemas. Em apartamentos novos também verificamos o tipo de rejunte que foi feito, verificamos se o escoamento de água está bom. Obras novas nem sempre nos dão a garantia de serem bem acabadas.

. Observe a situação da pintura, se há manchas ou sujeira nos vidros e guarnições. É bom conferir também a existência de portas e guarnições com cupim para que você possa se prevenir e evitar contaminação de seus móveis. Lembre-se que você terá que devolver o imóvel depois de um tempo e que deverá conferir o laudo da vistoria feito pela imobiliária.

. Observe se o último morador desligou a luz, se tem fiação de telefone, se tem cabeamento para internet a cabo ou tem que ser internet através da operadora de telefonia (velox).

. Por fim, pedir algumas informações para os futuros vizinhos pode ser útil. É bom saber sobre a segurança do local, o dia de coleta de lixo, ver os estabelecimentos comerciais básicos que existem próximos.

Após esta coleta de informações você deve rapidamente pensar se na casa caberá toda a sua mobília. Nesta hora o rascunho com a disposição dos cômodos servirá para que você planeje a ocupação de cada canto da casa. Melhor será você já estar com as medidas dos móveis principais, como: armários, guarda-roupas, estantes, mesas e etc. Poderá com uma pequena trena já ir verificando no local se caberá tudo direitinho.

E, Aí, se estiver tudo aprovado e decidido, vamos providenciar a documentação...
Será nosso próximo assunto!

Um comentário:

Agradeço sua participação!