domingo, 25 de julho de 2010

Minha casa, minha vida 1!

Após um tempo sem falar em mudanças de casa está na hora de começar a relatar outra história – o sonho da minha casa própria.

Paixão a primeira visita - no AP a corretora Jacqueline (da Wall Imóveis) e a minha filha.

Fiquei sabendo do feirão da casa própria (que ocorreu nos dias 22 e 23 de maio) , e no dia 23 fui lá para dar uma olhada. Fiquei numa fila imensa esperando para fazer uma simulação e ver quanto eu conseguiria de financiamento. Após um bom tempo de espera fiquei bem decepcionada pois o valor que eu conseguiria com minha renda fixa era bem pouco e não dava para comprar um imóvel próximo ao centro. Enquanto eu estava na fila, minha filha adolescente estava olhando os stands e procurando opções de imóveis. Eu já estava pensando em desistir pelo valor que consegui e os imóveis pequenininhos que estavam oferecendo e ainda na planta, não ia dar para esperar construir e acumular dois gastos. Ai ela me falou de uma corretora com quem ela conversou, que por acaso tem o mesmo nome de minha irmã, Jacqueline (com “c” antes do q), e marcamos uma visita para ver um imóvel no Caiçaras (longe pra caramba). A noite pesquisando na internet vi que era muito longe e no site da imobiliária vi outros imóveis. Liguei para ela desmarcando está visita e falando que passaria na imobiliária na segunda de manhã para ver outras opções. Graças a greve da PJF pude ir nesta imobiliária na segunda de manhã e fomos ver um apto do qual gostei logo que vi. Resolvemos entrar com a papelada para tentar este financiamento.

Daí foi mais um passo demorado: contratação de despachante para organizar documentação, reunir cópias de documentos, comprovante de renda, comprovante de residência, e ainda no meu caso lista de clientes para poder comprovar minha renda informal adicional, já que meu salário de professora não bastaria. Ah, ainda tem o famoso Decore, que é uma declaração do contador comprovando o valor desta renda adicional declarada. Após a documentação ser enviada para a CAIXA e passar por uma checagem geral (nada consta em todos os orgãos possíveis) em que viram tua vida do avesso para verificar se você tem condições de assumir esta compra finalmente vem a hora de formalizar a compra.


O documento de compra e venda foi assinado vinte dias depois e assumi o compromisso de reformar o apto em duas semanas para poder ser vistoriado pelo engenheiro da Caixa e depois receber o aval da CAIXA para efetivar a compra.
* Mas prestem atenção redobrada na hora de assinar o contrato de compra e venda porque quando assinei o meu não percebi que o IPTU só seria parcialmente quitado e como estavam pagando parcelado ainda tenho parcelas a pagar até o fim do ano. O certo seria receber o imóvel com o IPTU quitado já que está taxa normalmente é paga no início do ano. Enfim depois de assinado não adianta reclamar.

Primeiro passo já foi dado, agora vamos a reforma...

2 comentários:

  1. Rose Parabéns, pela compra de seu imóvel, você foi simplismente paciênte e esforçada, graça ao seu esforço, alcançou seu sonho, enfim conseguimos concluir a negociação. Você merece! Espero que realmente sejas feliz nessa nova etapa de sua vida. Grande Abraço...Disponha.
    Quando precisar, é só ligar! bjs Corretora Jacqueline. ////(32)8886-5884

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas de mudanças, especialmente essa técnica que você ensinou que ajuda muito a e gente a a poupar tempo e economia de dinheiro. Na hora de fazer a mudança seja pra qual estado for é bom saber mais detalhes da empresa. Livre Mudanças e Transportes → https://www.livremudancas.com/ Achei muito legal as suas dicas, continue assim, Obrigado

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação!