quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dicas da mamãe para a filha limpar e organizar a casa

Prometi a minha filha fazer uma postagem com dicas para limpar a casa. 
Vou tentar ser objetiva...

A primeira coisa que acho importante é manter a limpeza da cozinha e banheiro. Preparar comida em cozinha suja ou com restos de comida espalhadas e lixeira cheia de bichinho é um terror.

Primeiros passos para melhorar a limpeza e a energia da casa:

- Abra as janelas deixe o ar entrar e se renovar.


- De uma olhada no cantinho dos PETs. Cachorro faz uma sujeira! É hora de limpar e colocar um bom desinfetante.Não esqueça de arejar o local que eles ficam.

- Guarde o que é útil e jogue fora o que não precisa - retire objetos espalhados, tipo papeis com anotações, propagandas, sacolas e papeis de bala que sempre ficam espalhados e de o destino certo.

Procure ter um lugar apropriado para as coisas e identifique se for possível para facilitar na hora de necessidade sem ter que perder tempo procurando. Chegou com compras - guarde na hora!

- De uma escovada na mesa e móveis que recebem mais poeira no dia a dia e uma boa varrida na casa e depois passe um pano macio com um pouco de Veja multi-uso nos móveis (eu utilizo o verde ou laranja pois o cheiro é mais suave).

- De uma verificada em alguns itens importantes:

. lixeiras do banheiro e cozinha. Se tiver muito cheia substitua o saco e ao retirá-lo verifique se o balde não está precisando lavar porque as vezes o saco fura e fica um cheiro insuportável, Eca!

. Veja se os alimentos que estão guardados na geladeira estão bem embalados. Muitos legumes e frutas ressecam se ficarem abertos.

. Se chegou com queijo e presunto fatiados não deixe do lado de fora, coloque num recipiente apropriado.

. Se comprou queijo embalado em pedaços retire a embalagem, pode lavar se achar necessário, seque com papel toalha e coloque na geladeira tampado. Prefiro embalagem de vidro sempre que possível para armazenar na geladeira e uma queijeira da RM para servir o queijo no lanche.

. Restos de comida na geladeira com mais de dois dias tem que ser verificados e retirados para não  contaminar outros alimentos se estiverem com mau odor. 

. observe as dicas de embalagens - MASSA DE TOMATE, CREME DE LEITE E MOLHOS - NÃO devem ser consumidos COM MAIS DE 5 DIAS. 

. Guardar temperos frescos tipo hortelã, manjericão é melhor num saco de papel. Pode reaproveitar os sacos de pão que compra na padaria.

. Cheiro verde (salsinha e cebolinha) pode ser picado e guardado em um pote plástico ou de vidro no congelador. Ao usar em molhos e cozidos ele recupera o sabor.

. Restos de comida devem ser preferencialmente retirados da panela e guardados em potes de vidro na geladeira. Nada de guardar comida no forno ou deixar panela no fogão para comer de noite em dias quentes elas não resistem.


 última dica de hoje:
Tudo limpo com uma  mesa arrumadinha e colorida até abre o apetite. Depois, é só se preparar para dar um TAPA no resto da casa, porque amanhã tem mais, e ai você vai ter que escolher outro comodo da casa para dar uma geral.
enviado pela mãe Rose para a filha Iara com carinho.

* As peças de cerâmica que aparecem nessa postagem são da RM Cerâmica Artística - Rose Valverde & Maurilio Souza, podem conhecer mais no blog: http://rmceramicaartistica.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!